Notícias

Reunião de apresentação da Operação Rondon, na Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP)

Sanepar é parceira do Governo na Operação Rondon no Norte Pioneiro

13/04/2017

Universidades estaduais e federais vão desenvolver ações de extensão em comunidades de 10 municípios

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria do Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) são parceiras na Operação Rondon Regional, projeto de extensão universitária que será realizado em 10 municípios do Norte Pioneiro do Paraná, de 23 de julho a 5 de agosto. O projeto foi lançado na segunda-feira (10) na Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), em Jacarezinho, com a participação do secretário estadual João Carlos Gomes, do diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, da reitora da UENP, Fátima da Cruz Padoan, e da vice-reitora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Gisele de Sá Quimelli.
Estavam presentes também prefeitos e representantes dos 10 municípios que farão parte da Operação: Jacarezinho, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairink, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Brás. Esses municípios vão receber ações desenvolvidas pelos estudantes da UENP, UEPG, universidades estaduais Oeste do Paraná (Unioeste), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Paraná (Unespar) e do Centro Oeste (Unicentro), além da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Segundo o secretário João Carlos Gomes, o Norte Pioneiro é uma região que precisa de muita atenção do poder público. “A Operação Rondon vai colaborar muito para o desenvolvimento dessa região, sobretudo nos lugares mais carentes onde será realizado o trabalho”, complementou.
Para a reitora da UENP, Fátima Padoan, a Operação possibilitará às universidades chegar às comunidades mais carentes e contribuir efetivamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “É uma grande oportunidade para a formação humana e profissional dos estudantes”, disse.
AÇÕES AMBIENTAIS – O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, explicou que, além do aporte de recursos financeiros, a Companhia irá desenvolver ações socioeducativas e ambientais nas comunidades a serem beneficiadas e disponibilizar o EcoExpresso – ônibus que tem uma maquete na parte interna que permite visualizar o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, no processo de tratamento do esgoto. “Vamos disseminar para essa população a importância da preservação ambiental e dos recursos hídricos”, disse.
PROJETO RONDON - A Operação Rondon segue o modelo do Projeto Rondon nacional realizado há mais de 40 anos em diversas regiões do país, com o objetivo de formar multiplicadores nas comunidades assistidas para a melhora das condições de vida das pessoas.  No Norte Pioneiro, cada uma das 10 cidades irá  receber alunos de duas universidades, que vão desenvolver atividades de acordo com as demandas dos municípios. “Não é assistencialismo. Vamos capacitar os habitantes para que possam dar continuidade a muitas dessas atividades depois do projeto”, explicou o professor Silvio Luiz Rutz, da UEPG.

Galeria

  • Reunião de apresentação da Operação Rondon, na Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP)
  • Representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Sanepar, das prefeituras e universidades