Notícias

Sanepar é parceira no combate à dengue em Maringá

04/04/2014

Orientação é manter cisternas e caixas-d'água limpas e bem fechadas

A Sanepar, a Prefeitura de Maringá e a Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue irão orientar a população quanto à limpeza das caixas-d’água. Folhetos educativos serão distribuídos. A maior parte do material, 23 mil folhetos, será entregue pelos agentes de saúde da Prefeitura à população que vive nas chácaras da região rural da cidade, onde o abastecimento com água é realizado por poços próprios. Os leituristas da Sanepar vão entregar outros 10 mil folhetos aos moradores da área urbana, que é abastecida pela rede de água da Sanepar. A medida educativa é necessária para que não sejam registrados novos focos de proliferação do Aedes Aegypti.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados em chácaras e sítios da Região Norte de Maringá e bairros das proximidades índice de infestação com o mosquito causador da dengue num grau médio de 2%, segundo o primeiro Levantamento de Índice de Aedes Aegypti (Lira) de 2014 na cidade. Desse total, 12,5% foram detectados em cisternas sem tampas ou a céu aberto, na área rural. 

“A Sanepar garante a qualidade da água que distribui, mas esta situação foi verificada em imóveis limítrofes entre a área urbana e a rural, em chácaras com abastecimento próprio de captação subterrânea, que a Sanepar não atende”, esclarece o gerente regional da Sanepar em Maringá, Valteir Galdino da Nóbrega. Ele explica que a Companhia atende aos padrões de potabilidade exigidos na legislação. “A partir do cavalete a responsabilidade pela preservação da segurança do produto é do cliente, por isso orientamos a limpeza da caixa- d’água, a cada seis meses”, diz. A orientação é manter a caixa-d’água limpa e bem fechada para evitar a proliferação do mosquito.

A Sanepar também está publicando mensagens nas faturas de água, sensibilizando a população para os cuidados e as ações para evitar a proliferação do mosquito. 

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental de Maringá, Silvio Torrecilha, a participação da população será muito importante. “Os moradores precisam se sensibilizar e ter atitudes preventivas. Só assim ganharemos essa batalha”, afirma Silvio Torrecilha.

O primeiro levantamento da Secretaria Municipal da Saúde registrou duas mortes por dengue nos três primeiros meses deste ano. Dos 2.927 casos notificados da doença, 648 foram confirmados. A informação foi divulgada no final de março pela Secretaria Municipal de Saúde e apresentada em sessão da Câmara Municipal pelo secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

 

LIMPEZA DA CAIXA – As normas técnicas indicam que para manter as características e a segurança do produto entregue pela Sanepar, a limpeza da caixa d-‘água deve ser feita a cada seis meses. “As pessoas não sabem quanta sujeira pode estar armazenada no fundo da caixa-d’água dos seus imóveis. Este material pode provocar uma série de doenças, entre elas diarreia, hepatite, verminoses, além de servir para o desenvolvimento do mosquito da dengue”, ressalta o gerente da Sanepar.

As orientações quanto à limpeza da caixa-d’água estão disponíveis no site da Sanepar (www.sanepar.com.br). Basta clicar no Guia do Cliente, um dos serviços on-line disponíveis pelo site. 

 

Faça você mesmo a limpeza

1) Feche a entrada da água na bóia ou no registro do cavalete.

2) Abra as torneiras para esvaziar a caixa, sem agitar a sujeira do fundo. Aproveite água para a limpeza geral da casa. Deixe aproximadamente 15 cm em volume de água no fundo da caixa.

3) Feche as torneiras. Com um pedaço de pano ou esponja tampe a tubulação de saída de água para evitar a entrada de qualquer sujeira na tubulação.

4) Esfregue as paredes da caixa d’água com uma escova macia, removendo a sujeira. Retire a água suja com o auxílio de balde, pano ou esponja. Importante: nunca use escova de aço.

5) Abra a saída da caixa para que escorra toda a água. Usando um balde e uma pá de plástico, retire a água e os resíduos que restaram.

6) Abra o registro, enxágue a caixa com água da rede da Sanepar, pois ela já contém cloro. Coloque duas colheres de sopa de água sanitária em um balde com 10 litros de água. Enxágüe todas as paredes da caixa com a solução preparada e enxugue o excesso acumulado no fundo.

7) Retire o pano ou esponja que serve de tampa para a tubulação de saída. Pronto! A sua caixa d’água está limpa e desinfectada.

8) Deixe a água nova entrar na caixa. Em seguida, abra as torneiras por alguns minutos para eliminar a água velha nas tubulações. A água já pode ser utilizada.

Galeria