Notícias

Na estação de tratamento de esgoto, conheceram como funciona o sistema

Sanepar e Prefeitura de Faxinal promovem curso de encanadores

21/08/2017

Profissionais aprenderam como fazer a correta ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto recém-implantada na cidade

Trinta e dois encanadores participaram, na semana passada, em Faxinal, de um curso de interligação de rede de esgoto promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em parceria com a Prefeitura de Faxinal, na Sala do Empreendedor. Nos dois dias de curso, o objetivo foi preparar esses profissionais a fazerem a correta interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar.

A Sanepar está finalizando a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Faxinal, que recebeu investimentos de R$ 10,5 milhões. Já foi concluída a Estação de Tratamento de Esgoto São Pedro e foram executados 55 km de tubulação. O serviço vai beneficiar 2.500 famílias, que já podem fazer a ligação dos imóveis à rede da Sanepar.

Para garantir que as ligações sejam feitas da forma adequada, sem causar danos ambientais, ao sistema de esgoto e ao próprio usuário, o curso teve conteúdos teóricos e práticos. Na parte teórica, o gestor de trabalho socioambiental da Sanepar em Apucarana, João Paulo Pansanato, explicou os pontos dos imóveis que devem ser ligados à rede de esgoto (banheiro, cozinha e área de serviço) e que a água da chuva deve ser lançada na galeria pluvial.

Na parte prática, houve demonstração de como fazer uma interligação da tubulação da Biblioteca Cidadã de Faxinal à rede coletora. O serviço foi feito pelos funcionários da prefeitura. Os participantes também foram até a estação de tratamento de esgoto conhecer o funcionamento do sistema com o gestor da área de esgoto da Sanepar Antônio Mancino.

É fundamental que as ligações sejam feitas de forma correta para que o esgoto doméstico seja lançado na rede coletora e receba o tratamento adequado na estação da Sanepar. Se houver lançamento irregular na galeria pluvial, ocorre dano ambiental. Da mesma forma, a água da chuva deve ser lançada na galeria pluvial porque se for para a rede de esgoto pode haver transbordamento e comprometer o sistema de tratamento”, afirma João Paulo.

A responsável pela Sala do Empreendedor, Suzelli Taborda, avalia que o curso contribuiu para conscientizar a população sobre a importância de fazer a ligação dos imóveis à rede coletora. “A maioria dos participantes do curso já trabalhava como encanador, mas também participaram desempregados que podem agora fazer esse serviço. É uma forma de promover geração de renda”, disse.

Galeria

  • Na estação de tratamento de esgoto, conheceram como funciona o sistema
  • Ligação feita na Biblioteca Cidadã serviu de exemplo para os participantes
  • Participantes do curso de encanadores para ligação correta de esgoto
  • Participantes do curso de encanadores para ligação correta de esgoto
  • Participantes do curso de encanadores para ligação correta de esgoto