Notícias

Foram beneficiadas 66 famílias de Faxinal dos Ferreiras

Sanepar e prefeitura de São João do Triunfo inauguram sistema de abastecimento de Faxinal dos Ferreiras

15/03/2024

Parceria garantiu a instalação de poço, reservatórios e redes para atender mais de 60 famílias da comunidade rural

A Sanepar e a Prefeitura Municipal de São João do Triunfo inauguraram, nesta sexta-feira (15), o sistema de abastecimento rural da localidade de Faxinal dos Ferreiras. A parceria beneficia diretamente 66 famílias com acesso à água tratada. Mais de R$ 350 mil foram investidos na implantação do sistema.

O investimento inclui 7.686 metros de redes de distribuição de água, 1.850 metros de adutora, um reservatório com capacidade para armazenar 25 mil litros de água tratada e a operacionalização do poço da comunidade.

Segundo a gerente geral da Sanepar na região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, a parceria com o Município faz parte do programa Sanepar Rural, que prevê a implantação de sistema de abastecimento de água em comunidades rurais, por meio de Termo Aditivo ao Contrato. A Sanepar elabora os projetos, fornece apoio técnico e ambiental, materiais hidráulicos/equipamentos e treinamento para a comunidade que vai operar o sistema. À prefeitura, cabe a mão de obra e insumos para a implantação das redes e equipamentos.

O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, destacou a importância da obra. “A parceria concretizou o sonho de várias pessoas, que é ter água tratada saindo das torneiras. Além da água para consumo humano, os agricultores poderão utilizar esse recurso para o desenvolvimento econômico de suas propriedades.”

Além de Faxinal dos Ferreiras, nos últimos anos outras comunidades rurais de São João do Triunfo foram beneficiadas pelo programa Sanepar Rural, como Coxilhão do Meio, Coxilhão Santa Rosa, Vitorianos, São Lourenço e Faxinal dos Rodrigues. Em breve, os moradores de Rio Baio também serão atendidos pelo sistema de abastecimento rural.

A solenidade de inauguração do sistema de Faxinal dos Ferreiras foi no salão da igreja da comunidade, e teve também a presença do deputado estadual Alisson Wandscheer e dos representantes da Sanepar Roboão Senegaglia, Darci Pires dos Santos, Thiago Marcondes, Edenilson Lopes e Augusto Ernani Sobczak, além de secretários municipais e vereadores.

Galeria

  • Foram beneficiadas 66 famílias de Faxinal dos Ferreiras
  • Poço atenderá a comunidade com 8,7 metros cúbicos de vazão
  • Foram beneficiadas 66 famílias de Faxinal dos Ferreiras
  • Reservatório instalado tem capacidade para armazenar 25 mil litros de água tratada