Notícias

Reunião com moradores trata dos últimos ajustes para a organização do sistema de abastecimento

Sanepar e Prefeitura levam água tratada para área rural de Antônio Olinto

16/08/2023

Sistema de abastecimento está sendo concluído e irá atender 104 famílias da comunidade de Imbuial

As 104 famílias residentes na comunidade rural de Imbuial, em Antônio Olinto, vão receber água tratada em suas casas. Os últimos ajustes para a implementação do sistema foram alinhados com os moradores em reunião realizada pela Sanepar e pela Prefeitura de Antônio Olinto, parceiras na viabilização do sistema de abastecimento, na noite da última sexta-feira (11).

Para que a água tratada chegue à casa dos moradores, estão sendo investidos R$ 653,3 mil, com a instalação de 11.381 metros de redes de distribuição de água e 104 ligações.

Os recursos são subsidiados pela Sanepar, por meio do Programa Sanepar Rural, e pela Prefeitura. A Sanepar fez o projeto do sistema e forneceu todo o apoio técnico e os materiais necessários para a implantação das redes e ligações. A execução da obra ficou a cargo da Prefeitura.

A parceria também inclui a comunidade, que ficará responsável pela gestão e operação do sistema de abastecimento. A Sanepar fez a capacitação e a orientação dos moradores na formação da Associação da Água, que será a responsável pelo sistema de Imbuial.

A gerente geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos, destaca que a união entre a Companhia, o Município e os próprios moradores é fundamental para que o acesso à água tratada se torne realidade nas comunidades rurais. “A Sanepar tem contratos firmados com 28 municípios da região, com projetos em andamento para a implantação de sistemas rurais de abastecimento de água.”

O prefeito de Antônio Olinto, Alan Jaros, participou da reunião, reforçando a importância do sistema para a qualidade de vida das famílias de Imbuial. A previsão é de que, no fim de setembro, o sistema esteja pronto para iniciar a operação.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Jurandir Ferreira Alves e os representantes da Sanepar Thiago Marcondes, Roboão Senegaglia, Alisson Dias e Augusto Sobczak.

Galeria

  • Reunião com moradores trata dos últimos ajustes para a organização do sistema de abastecimento