Notícias

Equipe da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar

Sanepar é premiada por pesquisa e inovação tecnológica

27/04/2016

Revista Amanhã reconhece Companhia como uma das melhores empresas da região Sul, na categoria Serviços Públicos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebe nesta quarta-feira (27) o Prêmio Campeãs de Inovação, na área de Inovação, na categoria Serviços Públicos. A Sanepar foi classificada pela Revista Amanhã como uma das 50 melhores empresas da Região Sul do Brasil por seu trabalho em inovação tecnológica e pesquisa. A seleção para o prêmio é realizada pela revista, em parceria com a consultoria especializada Edusys e apoio técnico da Fundação Dom Cabral.

“Ao completar 12 anos de existência, a pesquisa se fortalece como um balizador para as empresas do Sul”, afirma Jorge Polydoro,publisherda Revista Amanhã, publicação que organiza o Prêmio Campeãs de Inovação. Ele explica que as empresas classificadas são primeiramente listadas no ranking Grandes & Líderes - 500 Maiores do Sul.

“A classificação final depende da pontuação em diferentes aspectos relacionados à construção de um ambiente criativo, desde a cultura organizacional até os efeitos concretos de novas ideias, traduzidos em lançamentos de novos produtos e resultados do negócio”, detalha Polydoro.

“Esse Prêmio é um reconhecimento da importância da atividade de pesquisa na Sanepar, que é aplicada, contínua e periódica. Fazemos questão de ter um corpo técnico capacitado e à procura de novas soluções para as demandas da Companhia e do saneamento”, avalia o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, que representou a Sanepar na cerimônia de premiação.

Segundo Glauco, as pesquisas da Sanepar contribuem para o saneamento ambiental e para a melhoria das condições de vida da população paranaense. “A empresa alcançou expressivos resultados e tornou-se referência nacional em alguns temas pesquisados, como é o caso do biogás”, afirma.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA – Na Sanepar, a Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento (APD) é a área responsável pela coordenação das atividades relacionadas à inovação tecnológica e ao desenvolvimento técnico-científico e está ligada à Diretoria de Meio Ambiente. A APD já publicou 17 livros e mais de 300 artigos científicos. A produção científica é aplicada como resposta às necessidades da empresa.

O gerente da APD, Charles Carneiro, explica que a escolha de temas a serem pesquisados decorre de levantamentos periódicos de demanda tecnológica junto às diversas áreas da empresa.

“Com base nestes levantamentos, são definidos programas estratégicos de pesquisa em busca de soluções tecnológicas. Basicamente, são quatro estratégias: prospecção tecnológica, estabelecimento de parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento de redes de pesquisa, estímulo a atividades de investigação em toda a estrutura da empresa e desenvolvimento próprio”, informa o gerente.

Dos 15 empregados da APD, 10 são pesquisadores. A área cumpre metas anuais de trabalho, cooperação técnica e de contratos de inovação tecnológica.

PARCEIROS - Hoje, a área mantém nove parcerias de cooperação técnica em pesquisas, cinco com instituições internacionais e quatro, nacionais. Na área de esgoto, estão sendo desenvolvidos estudos em parceria com pesquisadores da Unesco/Institute for Water Education (IHE), da Holanda, da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)/Rotaria-ALE, o Ministério das Cidades, a UFMG, a Energy e o Senai são parceiros em investigações científicas sobre biogás. A University of North Texas, University College London e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) colaboram atualmente em pesquisas sobre tratamento de água.

Segundo Charles, as cooperações técnicas nacionais e internacionais promovem a complementariedade de conhecimento, permitindo que se alcance mais rapidamente e com maior confiabilidade um produto científico final de interesse comum, através da união de esforços e de expertises.

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS - Parte dessas atividades é desenvolvida em um projeto chamado “Sanepar Sem Fronteiras”, no Centro de Tecnologias Sustentáveis Sanepar (CETS), em Curitiba, e gerenciado pela APD. O Centro é destinado à produção de novos conhecimentos, ao aprimoramento e adaptação de tecnologias, à atualização das inovações e tendências do setor, coordenação e apoio de pesquisas internas e externas e de apoio aos treinamentos e capacitação da empresa. O CETS possui biblioteca, salas de reuniões e laboratório de protótipos e a “Sala dos Continentes”, local criado especialmente para acolher os pesquisadores-parceiros.

PRÊMIOS QUE A APD/SANEPAR JÁ GANHOU:

- Empresa do ano na área de Química Ambiental – 2004, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná;

- Prêmio Expressão de Ecologia - Editora Expressão;

- Prêmio FINEP 2007 de Inovação Tecnológica;

- Prêmio Expressão em Ecologia – 1º lugar na categoria Conservação dos Recursos Naturais, 2004;

- Prêmio Bramex Ambiental - 1º lugar – Câmara de Turismo, Indústria e Comércio Brasil – México, 2004;

- PNQS 2004 – Inovação na Gestão do Saneamento – ABES – entre 9 finalistas;

- Prêmio Von Martius – menção honrosa, 2004;

- “Mostra Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento – 2005 - World Wide Found for Nature (WWF -"Fundo Mundial para a Natureza")/Ministério da Ciência e Tecnologia;

- AIDIS 2014: melhor trabalho técnico: "Higienização de lodo séptico submetido a 11 meses de estocagem prolongada" (México) - Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS;

- ABES 2015: Melhor Trabalho Técnico Oral, com a pesquisa sobre utilização do biogás (subproduto do tratamento de esgoto) para secagem térmica do lodo;

- ABES 2015: Melhor Trabalho Técnico Pôster, com o trabalho sobre eficiência energética em estações elevatórias de esgoto.

Galeria

  • Equipe da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar