Notícias

Sanepar e Rotary de Pato Branco fazem coleta de óleo de cozinha usado

26/04/2019

A ação traz benefícios sociais e ambientais para a cidade e melhora a operação do sistema de coleta e tratamento do esgoto

As equipes da Sanepar e da família Rotária de Pato Branco, com apoio da empresa Recicla Sudoeste, realizam mais uma etapa de coleta de óleo de cozinha em Pato Branco. Neste sábado (27), o trabalho será feito no Bairro Planalto, das 9h às 12h. Na visita aos moradores, além do recolhimento do óleo, as equipes fazem a orientação do descarte e a importância de destinar adequadamente o óleo utilizado na cozinha. A ação faz parte do Programa Se ligue nesta ideia - sem óleo na rede, desenvolvido pela Sanepar nas diversas regiões do Estado e que serviu de base para o projeto Na pia, não, seu óleo para doação, desenvolvido pelo Rotary Clube Amizade.

O óleo coletado será destinado à fabricação de óleo diesel. Os recursos arrecadados com a venda do óleo serão repassados para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pato Branco.

A Sanepar destaque o ganho ambiental do projeto com a sensibilização da população e o não lançamento de óleos e graxas na rede de esgoto. O óleo pode contaminar o solo, os rios que são corpos receptores do esgoto tratado e até mesmo os mananciais de abastecimento. No rio, o óleo impede a entrada de luz e a oxigenação da água, prejudicando o meio ambiente. No sistema de esgoto, a gordura causa entupimento, extravasamento e refluxo do esgoto, além de interferir no processo biológico do tratamento.

Os moradores estão sendo orientados a acondicionar o óleo em garrafas PET. Os que preferirem podem também fazer a entrega diretamente no EcoPonto, que ficará instalado no Colégio Estadual João Bosco.

CRONOGRAMA –Os parceiros da ação em Pato Branco têm como meta atingir toda a população da cidade. O cronograma prevê coletas mensais durante o ano de 2019. Em março, a coleta foi feita nos bairros Alto da Glória e São João.

Para  18 de maio,  está prevista coleta e sensibilização no Bairro Bela Vista.

A divulgação é feita antecipadamente nas escolas dos bairros onde será feita a coleta. Os técnicos orientam sobre a maneira de acondicionar o óleo com a finalidade de facilitar a coleta. Para evitar acidentes com quem faz a coleta e a reciclagem do produto, o óleo deve ser colocado em garrafas PETs ou potes de plástico bem fechados. 

Galeria