Notícias

Análises foram feitas em ponto de mis 135 bacias de mananciais do Paraná

Sanepar e Tecpar entregam relatório ao MP com resultados das análises de água dos rios

24/11/2022

As análises de 43 parâmetros em 135 bacias dos mananciais apresentadas no relatório incluem parâmetros que vão além do exigido pela legislação

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) entregaram ao Ministério Público do Paraná, na quinta-feira (24), o relatório sobre a qualidade da água dos rios onde a empresa faz captação de água. O relatório foi entregue ao procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e ao procurador Olympio Soto Maior.

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, ressaltou a transparência nas ações da Companhia, para garantir a saúde da população do Paraná. “A intenção é termos o monitoramento da qualidade dos mananciais de forma a contribuir para a prevenção de doenças relacionadas à água. Fortalecemos, assim, o nosso compromisso com a distribuição de água de qualidade.”

O relatório apresenta o resultado das análises de uma média de 43 parâmetros, de amostras de água coletadas em pontos de captação de 135 mananciais. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que as análises apresentadas no relatório incluem parâmetros que vão além do exigido pela legislação. “O trabalho está sendo ampliado com o objetivo de fornecer informações para a tomada de decisão da Sanepar quanto ao uso destes mananciais”.

CONVÊNIO - Desde o ano passado, a Sanepar e o Tecpar firmaram um convênio que prevê uma série de ações de melhoria da qualidade da água dentro do Plano de Segurança da Água (PSA) da Companhia. Estão sendo feitas análises laboratoriais físicas, físico-químicas e microbiológicas de águas superficiais.

O Instituto também analisa os dados das medições obtidas por 14 sondas instaladas nos mananciais ou reservatórios de interesse da Sanepar, com resultados de análises de solo que avaliam a presença de resíduos de agrotóxicos e de metais pesados que eventualmente possam migrar para os corpos d’água.

Galeria

  • Análises foram feitas em ponto de mis 135 bacias de mananciais do Paraná
  • Relatório entregue ao MP incluiu parâmetros que vão além da legislação