Notícias

Gestantes do Projeto, em Tamarana, com representantes dos empregados da Sanepar

Sanepar entrega kits para gestantes na região de Londrina

31/05/2016

O Comitê de Solidariedade dos Empregados da Sanepar em Londrina entregou cerca de 740 peças de vestuário para as gestantes atendidas nos projetos da Associação Missionária Educativa Sant’Ana, em Tamarana e Lerroville, Distrito de Londrina.

A assistente social da Sanepar Sueli Canesin disse que com os itens arrecadados foram montados 17 kits para gestantes dos grupos Semente Viva e Gente Pequena, vinculados ao Solipar – Solidariedade e Partilha -, mantido pela Associação. Entre os itens doados estavam macacões, meias, cobertores, toalhas e fraldas. Peças usadas, do vestuário masculino e feminino, adulto e infantil, também foram repassadas para a Associação. Estas peças devem beneficiar as famílias atendidas em outros projetos.

Tatiane Aparecida Marçal da Silva, 20 anos, aguarda a chegada de Enzo Henrique para 26 de junho. Ela está no projeto para gestantes há dois meses. Aprendeu a fazer crochê e pinturas em peças do enxoval do bebê e ficou bastante satisfeita com o presente dos empregados da Sanepar. Além dela, uma irmã e uma prima já passaram pelo projeto.

DESDE A BARRIGA - O projeto com gestantes é recente. “Tínhamos muitas crianças e adolescentes revoltados. Achamos por bem trabalhar na origem do problema”, explica a irmã Dalva sobre a iniciativa. Ela conta que a tradição da Associação é atender crianças entre 8 e 12 anos. “Muitas delas nasceram sem planejamento e sem o querer dos pais. Nosso maior desafio é semear no coração das mães o tempo de espera. As crianças precisam sentir que são esperadas e amadas”, destaca.

Marilza Áurea Cecília Silva é monitora dos projetos da Sant´Ana há seis anos. Ela ministra aulas de artesanato, pintura e costura, e engrossa o coro com irmã Dalva: “Nosso desafio é a falta da presença do pai”. Em 2015, cerca de 70 mulheres foram assistidas. A maioria das mães está sozinha. “Tem gente nova todas as semanas. As gestantes montam seu enxoval, recebem um abraço e se vão”, comenta a monitora.

O projeto não faz distinção de classe social e nem de religião. Atualmente muitos encaminhamentos são feitos pelo Posto de Saúde de Tamarana. O único critério de adesão é estar fazendo o acompanhamento do Pré-Natal.

CONTINUIDADE – Está é a segunda vez que o Comitê dos Empregados da Sanepar atende a associação Sant’Ana. Em 2014, as doações também foram direcionadas para famílias assistidas pela entidade.

Galeria

  • Gestantes do Projeto, em Tamarana, com representantes dos empregados da Sanepar
  • Em Lerroville, as doações foram recebidas com muita alegria
  • Algumas mães, que não sabiam o sexo das crianças, trocaram peças