Notícias

Entrega da proposta de adequações do projeto do Parque Nacional do Iguaçu

Sanepar entrega projetos do Parque Natural do Iguaçu, em Araucária

14/12/2021

Empreendimento fará parte do Projeto Reserva Hídrica do Futuro que prevê conservação do Rio Iguaçu

A Sanepar entregou na sexta-feira (10) ao Município de Araucária os projetos de adequação do Parque Natural do Iguaçu, que fará parte do programa Reserva Hídrica do Futuro. As adequações foram feitas pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupep), a pedido da Sanepar.  para fazer as adequações ao projeto do Parque Nacional. Agora, o Instituto Água e Terra (IAT) irá licitar as obras de terraplanagem, drenagem, arquitetura paisagística, pavimentação e edificações.

O Parque Natural do Iguaçu ocupa área total de 198 hectares.  Cerca de  15% serão destinados para lazer da comunidade. A maior parte será de áreas alagadas preservadas que servirão de reserva hídrica.  “A Sanepar ficará responsável pela infraestrutura hidráulica do Parque, que terá papel fundamental no contexto hídrico da Região Metropolitana de Curitiba, servindo como um grande reservatório de água. Isso ajudará na contenção de cheias e na preservação ambiental tanto da vegetação existente quanto do Rio Iguaçu”, destacou a gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia Assis Mendes.

O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, Luiz Scroccaro, explicou que o parque tem a importância de recuperar as áreas degradadas na extração de areia e argila, promovendo a recuperação da qualidade ambiental e da água. “O principal objetivo será a preservação ambiental, trazendo benefícios para a vida de todos, com maior cobertura vegetal, além de lazer para a população.”

Para o presidente da Comec, Gilson Santos, a implementação do parque será um marco no contexto metropolitano. “Esta é uma área muito importante para toda a região, em especial pela sua proximidade com o Rio Iguaçu, que carece de atenção e cuidado, e mais ainda para os araucarienses, que terão mais uma área de lazer e preservação”, disse.

 

 

Galeria

  • Entrega da proposta de adequações do projeto do Parque Nacional do Iguaçu
  • Proposta para adequação de projetos do Parque Nacional do Iguaçu