Notícias

Moradores de Paiol de Telha recebem sistema de abastecimento rural

Sanepar entrega sistema de água para comunidade quilombola

14/08/2015

Estão sendo beneficiados 250 moradores de Paiol de Telha no município de Guarapuava

Moradores da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha, no município de Guarapuava, receberam o sistema de abastecimento rural e agora podem consumir água diretamente da torneira. As obras para levar água tratada aos cerca de 250 moradores foram feitas com recursos próprios da Sanepar e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Para implantar o sistema, o investimento foi de R$ 406 mil.

“Recebemos um grande tesouro, que é a água tratada, então a felicidade é plena. Sabemos que muitas comunidades rurais não têm essa oportunidade, então nos sentimos privilegiados”, destaca a presidente da Associação da Água de Paiol de Telha, Viviane Cristina Antunes.

Ela conta que até então, algumas famílias utilizavam água de mina, transportada por baldes, e poucas tinham poço em suas propriedades. “Com isso tudo, não sabíamos qual a qualidade da água que estava sendo consumida, se havia algum tipo de contaminação. Agora temos segurança em saber que estamos tendo acesso a uma água que passa por um tratamento”, diz.

O representante da Sanepar, que trabalha com abastecimento rural, Roboão Senegáglia ressalta que o sistema que foi entregue “é sinônimo de saúde, qualidade de vida e valorização da propriedade, contribuindo para que mais famílias continuem no campo”.

ORGANIZAÇÃO - O Paiol de Telha é o primeiro assentamento quilombola reconhecido oficialmente no Paraná. Como nos demais sistemas de abastecimento rural, a gestão do serviço fica a cargo dos próprios moradores, que administram o tratamento da água e a manutenção do sistema. Para isso, a Sanepar oferece previamente todo o suporte necessário para a organização da comunidade, orientando desde a criação de associação própria, estatuto e modelo gestão, bem como capacitação técnica para a manutenção do sistema.

A solenidade de entrega do sistema ocorreu na quarta-feira (12), no salão social da comunidade.

Galeria

  • Moradores de Paiol de Telha recebem sistema de abastecimento rural
  • Solenidade ocorreu no salão social da comunidade, reunindo moradores e autoridades