Notícias

Visitante pode acompanhar no telão como funciona o equipamento

Sanepar expõe tecnologia que examina por câmera redes de esgoto

26/03/2015

Com o equipamento, as equipes conseguem identificar os pontos que necessitam de intervenção ou de conserto

Visitantes da 43ª Efapi (Exposição Feira Agropecuária e Industrial), em Santo Antonio da Platina, poderão conhecer a tecnologia utilizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para detectar problemas na rede coletora de esgoto. A 43ª Efapi foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (25) e será encerrada no domingo (29). O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, participou da abertura da Efapi representando o governador Beto Richa.

No estande da empresa, está em demonstração o equipamento de telediagnóstico, utilizado para detectar o estado em que se encontra a tubulação. Isso permite identificar de forma precisa os pontos da rede que necessitam de intervenção ou de conserto.

O telediagnóstico é aplicado nas cidades atendidas pela Sanepar no Norte Pioneiro. O sistema de inspeção, formado por câmera acoplada a um notebook, registra em fotografias ou em vídeos as imagens captadas no interior das redes coletoras de esgoto. Ao ser introduzida dentro da tubulação, a câmera de vídeo descobre e documenta ligações irregulares, obstruções, rupturas e infiltrações nas redes que transportam o esgoto dos imóveis até as estações de tratamento da cidade.

No estande da Sanepar, um telão facilita a visualização das imagens. Também está em exposição o caminhão de hidrojateamento que faz a limpeza e desobstrução da rede de esgoto.

NORTE PIONEIRO – Na solenidade de abertura da exposição, Mounir Chaowiche disse que o governo do Estado reforça o compromisso e apoio ao Norte Pioneiro, com o desejo de sucesso ao evento. “Este é um momento de confraternização e integração que representa a pujança do Norte Pioneiro”, disse.

As boas-vindas ao público foram dadas pelo prefeito de Santo Antonio da Platina, Pedro Claro, pelo presidente da Sociedade Rural do Norte Pioneiro, Edson Prioli Gaudensio, e pelo presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Ferreira dos Santos Júnior. Também estavam presentes os prefeitos de Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Ribeirão do Pinhal e Tomazina, o vice-prefeito de Ribeirão Claro, a presidente e a vice-presidente da Câmara de Salto do Itararé, e outras autoridades.

Galeria

  • Visitante pode acompanhar no telão como funciona o equipamento
  • Presidente da Sanepar assiste ao telediagnóstico no estande
  • O sistema de inspeção registra em fotografias ou em vídeos as imagens captadas no interior das redes coletoras de esgoto
  • O sistema de inspeção registra em fotografias ou em vídeos as imagens captadas no interior das redes coletoras de esgoto