Notícias

Sanepar faz análise de água durante evento ambiental em Pato Branco

08/06/2011

Alunos da rede municipal de ensino também participaram do evento

A Sanepar participou das comemorações pela Semana do Meio Ambiente nesta quarta-feira (8), em Pato Branco, realizando análises de água no Córrego das Pedras, que percorre o perímetro urbano da cidade.

A gestora socioambiental da Sanepar em Pato buscar indícios de contaminação por lançamento indevido de esgoto ao longo do córrego. “Buscamos mostrar à população a importância do destino correto dos resíduos domésticos, evitando a poluição de nascentes e córregos”.

No decorrer do dia, alunos da rede municipal de ensino também participaram do evento percorrendo uma trilha às margens do córrego. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Normélio Bonato, a educação é parte fundamental dos projetos que visam à preservação ambiental.

O gerente da unidade da Sanepar em Pato Branco, Aderbal Roncatto, lembrou que, para contribuir com as iniciativas de preservação e proteção dos mananciais, a Sanepar está realizando um trabalho de vistorias socioambientais em diversos bairros da cidade.

Iniciadas no mês de janeiro, as vistorias são realizadas em duas das 11 microbacias do Rio Ligeiro, Bonatto e do Córrego Fundo, que abrangem a Zona Sul da cidade e também parte da Baixada. Incluem, também os bairros Santa Terezinha, Industrial, Bonatto, Cristo Rei, Pinheirinho, Gralha Azul, Novo Horizonte, Alvorada e São Vicente. Ao todo, serão vistoriadas 11.812 ligações de esgoto.

A vistoria do imóvel, que integra o programa Se Ligue na Rede, consiste em verificar se a interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar foi executada de forma correta. É necessário que a interligação seja feita de acordo com as normas técnicas, para evitar que a água da chuva seja lançada na rede de esgoto e também ao contrário, que o esgoto seja lançado na galera pluvial.

Uma das onze microbacias de Pato Branco se inicia no Córrego das Pedras, no Jardim Primavera

Galeria