Notícias

Durante o dia, a limpeza das praias será feita por meio de coleta manual e mecânica

Sanepar faz limpeza das praias e afasta risco à saúde dos banhistas

29/12/2015

Serviço começou antes do feriado de Natal e será feito até fim de semana após o Carnaval

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a responsável pela saneabilidade das areias das praias do litoral do Estado durante mais um verão. O serviço de retirada do lixo de praias e trilhas será feito em 61 quilômetros de faixa litorânea. Cerca de 155 pessoas serão contratadas no litoral e outros 300 empregos indiretos devem ser gerados com as atividades de limpeza.

Durante o dia, a limpeza das praias será feita por meio de coleta manual e mecânica, com o uso de carrinhos de mão e veículos multiuso de carga. À noite, serão operadas seis saneadoras de areia, equipamentos que peneiram a areia seca, retirando resíduos como cacos de vidro, pregos, objetos cortantes, bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa.

O material coletado será disposto em pontos estratégicos para posterior coleta pela administração municipal. Em outras temporadas, a cada ano, foram retiradas cerca de 60 mil toneladas de lixo em Guaratuba e 14 mil toneladas em Pontal do Paraná e Matinhos.

A limpeza das praias começou no último dia 23 e será feita até o dia 14 de fevereiro de 2016, fim de semana seguinte ao feriado de Carnaval.

SAÚDE - Além de todo lixo que é retirado das praias, a limpeza também ajuda a eliminar das areias bactérias, fungos e parasitas, o que contribui para a redução entre o veranistas dos casos de diarreias, doenças de pele e viroses. Todos os equipamentos terão luzes refletoras, para dar mais visibilidade e garantir segurança a quem estiver na orla.

Mesmo com o serviço de limpeza, a Sanepar lembra que é importante que os banhistas contribuam para manter a praia limpa. Cuidar do meio ambiente também é um dever de todo cidadão. 

Galeria

  • Durante o dia, a limpeza das praias será feita por meio de coleta manual e mecânica
  • A limpeza das praias começou no último dia 23 e será feita até o dia 14 de fevereiro de 2016
  • Equipes trabalham durante o dia para manter limpa a areia das praias do litoral do Estado