Notícias

Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a red

Sanepar faz a limpeza de 16 quilômetros de rede de esgoto em Foz do Iguaçu

30/03/2023

Trabalho teve início em janeiro e será feito até o fim do ano, com o objetivo de evitar entupimentos

Equipes da Sanepar realizaram nos dois primeiros meses deste ano o trabalho de desentupimento e limpeza de 16,6 quilômetros de rede coletora de esgoto instalada em Foz do Iguaçu. Até o fim do ano, serão vistoriados 80 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade. O total da rede é bem maior, cerca de 1,2 mil quilômetros, que é a distância entre Foz e Buenos Aires, na Argentina.

A limpeza é feita com a ajuda de caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas, que são aberturas na calçada ou na rua que permitem o acesso à rede. Os empregados retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes. “A desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o coordenador de redes da Sanepar, Marcos Simoni.

Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Os materiais mais comuns encontrados são restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.

O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e, ainda, provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.

Atualmente, Foz do Iguaçu possui coleta seletiva de lixo em toda a cidade que aceita o óleo de cozinha usado.  Basta que seja acondicionado em garrafa pet bem fechada e deixado junto com o lixo reciclável no dia da coleta.

O que não deve ser jogado na rede de esgoto:

-          garrafas, frascos, embalagens, plásticos;

-          caneta, lápis, borracha;

-          resto de materiais de construção, areia, cimento, pedra; madeira, plástico, lata;

-          roupa, fralda, absorvente, cotonete, cabelo, camisinha, papel higiênico;

-          óleo, gordura, estopa;

-          água da chuva.

 

Legendas:

 

Foto 1, 2 – Serviço de manutenção preventiva evita entupimentos e vazamentos na rua

 

Foto 3, 4 e 5 - Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora

Galeria

  • Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a red