Notícias

Sanepar finaliza trabalho ambiental em Francisco Beltrão

10/05/2011

As 950 famílias do bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, que serão beneficiadas com a implantação da rede de esgoto, participaram de quatro reuniões socioambientais, que compõem a primeira etapa de um trabalho de sensibilização realizado pela Sanepar. Também responderam a um questionário que será finalizado até o final deste mês.
O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, explica que este trabalho de sensibilização socioambiental é essencial para que o usuário entenda a importância da água do esgoto ser tratada antes de retornar ao rio. “Queremos que a população atendida se torne responsável e faça a correta ligação do imóvel à rede coletora, que é fundamental para a proteção do meio ambiente”, afirmou.
Nesta etapa inicial, as intervenções ambientais objetivam sensibilizar as famílias, buscando seu comprometimento com o trabalho que está sendo desenvolvido pela Sanepar. Além disso, também informam sobre as providências intradomiciliares necessárias nos imóveis na hora de fazer a interligação, para que não ocorram problemas.
“Durante a aplicação de um questionário, o agente ambiental apresenta às famílias a importância da obra de esgotamento sanitário para a saúde, para a qualidade de vida e para a proteção do meio ambiente. Entendemos que os moradores são agentes participativos do processo e podem agir como fiscalizadores da obra”, diz o técnico da área de Meio Ambiente da Sanepar em Francisco Beltrão, Vanderlei Niendicker.
Para a segunda etapa das intervenções estão previstas ações que envolvem a população em nova reunião, com objetivo de esclarecer qualquer dúvida ainda existente. Também será realizado um treinamento para encanadores, para que estejam habilitados a fazer corretamente as interligações das residências à rede coletora. As duas atividades estão previstas para o próximo semestre.

Obras
Com investimentos de aproximadamente R$ 1,8 milhão, a obra permitirá a implantação de 950 novas ligações, com a construção de um total de 15 mil metros de rede e duas elevatórias de esgoto, que levarão o resíduo até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Marrecas. A previsão é que a obra seja concluída no início de 2012, e eleve o índice de atendimento com serviço de coleta e tratamento de esgoto de 66% para 70%.
Embora estejam sendo tomados todos os cuidados para evitar transtornos à população, a Sanepar pede a compreensão e colaboração dos moradores durante a realização dos trabalhos, como no caso da abertura de valetas para a implantação das tubulações. Quanto à reposição das calçadas, deverá ser aplicado o mesmo tipo de material usado pelo morador.
Para garantir a segurança dos clientes, os operários que realizam o trabalho estarão sempre uniformizados e os veículos identificados com o nome da empreiteira.
A Sanepar ressalta que as interligações só devem ser feitas após a conclusão das obras, quando as ligações forem liberadas.
Para reclamações ou informações, a empresa disponibiliza o atendimento pelo telefone 115.
 

Obras irão beneficiar mais 950 famílias com a coleta e tratamento de esgoto em Francisco Beltrão

Moradores respondem a questionário e recebem informações sobre importância e uso da rede

Galeria