Notícias

Sanepar fiscaliza ligações irregulares de água em Foz do Iguaçu

15/04/2011

A Sanepar vai intensificar a fiscalização nos hidrômetros para inibir as ligações irregulares de água em Foz do Iguaçu. A empresa está programando mutirões, fora do horário de expediente, para identificar e impedir o furto de água. A prática é conhecida como “gato” e causa prejuízos aos usuários que pagam pelo serviço.

O trabalho consiste na vistoria dos medidores por funcionários identificados, que fazem um diagnóstico da ligação e uma análise detalhada da fatura de água. Desde o início do ano, a Sanepar já identificou 85 ligações clandestinas em Foz do Iguaçu. Em 2010, foram 357 ocorrências, gerando uma perda de 72.828.000 litros de água.

Quando o “gato” é encontrado, a Sanepar notifica o usuário e formaliza a ocorrência na Polícia Civil. A notificação gera uma multa administrativa que varia de acordo com o prejuízo causado. Em 2010 a Sanepar chegou a aplicar multas n o valor de R$ 25 mil.

A formalização na Polícia Civil se torna objeto de um inquérito policial e o usuário pode responder por crime de furto. Além disso, o processo fica registrado no Instituto de Identificação do Paraná e os citados podem ser impedidos de participar de concorrências ou concursos públicos.

Uso racional - A melhor alternativa para reduzir o valor da fatura é o uso racional da água. Medidas simples, como o reaproveitamento da água de lavar roupa, utilizar água de chuva para regar plantas e jardins e diminuir o tempo de banho ajudam a reduzir substancialmente o consumo de água.

Além de dicas de como economizar água, a Sanepar ainda tem o programa da Tarifa Social, com desconto de 75% para os consumidores de baixa renda, e as tarifas especiais para micro e pequenos comerciantes, cujo desconto é de 44% no valor da fatura.

Galeria