Notícias

Sanepar ilumina de rosa o Reservatório Higienópolis, em Londrina

Sanepar ilumina de rosa Reservatório em Londrina

02/10/2013

Iluminação cênica faz parte das atividades que marcam o Outubro Rosa 2013

Até o final do mês de outubro, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está iluminando com a cor rosa o Reservatório Higienópolis, no centro da cidade de Londrina, localizado no alto da Avenida Higienópolis. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa 2013, que busca conscientizar as mulheres sobre a necessidade de realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, através da mamografia, exames clínicos e autoconhecimento das mamas. No serviço de atendimento ao público da empresa, os empregados estão usando laços de fita nos uniforme, com o objetivo de promover, apoiar e integrar esforços pela identificação do tipo de câncer mais frequente nas mulheres. A gerente da Unidade Regional da Sanepar Londrina-Cambé, Mara Lúcia Pereira Kalinowski, diz que envolver-se em campanhas em prol da saúde pública é parte do papel social da empresa e lembra que é preciso desmistificar o combate ao câncer entre homens e mulheres. "Temos que vencer o preconceito e ajudar a esclarecer este assunto que é bastante delicado. A prevenção é sempre mais vantajosa", afirma.

Considerada uma doença gravíssima, o câncer de mama tem na mamografia de rastreamento o seu maior aliando. O exame deve ser feito anualmente por mulheres acima dos 40 anos, sendo exigido, a partir dos 35 anos, para aquelas que têm histórico de câncer de mama na família. “É uma doença com alto índice de mortalidade, porém, com cura desde que diagnosticada no início”, alerta o chefe do Setor de Ginecologia e Mastologia do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), José D’Oliveira Couto Filho.

Em Londrina, a programação do Outubro Rosa terá exposição de arte, caminhada, palestras, oficina de chapéu, arrecadação de perucas e lenços e a inauguração de um novo centro cirúrgico do HCL. A abertura oficial do movimento, aconteceu nesta terça-feira (1.º), com o lançamento do livro “Tudo o que você queria saber sobre o câncer de mama”, banco de perucas e lenços e com uma carreata, que passou por quatro pontos da cidade que receberam iluminação especial na cor rosa, entre eles, o Reservatório da Sanepar.

Com o slogan “Mamografia e Autoconhecimento das Mamas, o Laço Perfeito para Você”, a 5.ª edição do Outubro Rosa tem na coordenação, além do HCL, a Associação Nós do Poder Rosa e o Movimento Outubro Rosa Londrina, capitaneado pela professora Célia Hauly. Além de ser uma vitoriosa contra a doença e exemplo de luta, Célia procura enfatizar que o exame do toque da mama deve ser feito em qualquer idade, e também por homens. No final de 2007, ela descobriu algo diferente no auto-exame e, então, teve a confirmação do tumor por meio da mamografia. “Se tivesse deixado para fazer a mamografia só no ano seguinte, poderia ser tarde”, conta.

 

Galeria

  • Sanepar ilumina de rosa o Reservatório Higienópolis, em Londrina
  • Equipe de atendimento usa laço rosa no uniforme: esforço integrado pela identificação do tipo de câncer mais frequente
  • Equipe de atendimento usa laço rosa no uniforme: esforço integrado pela identificação do tipo de câncer mais frequente
  • Carreata em Londrina passou pelos pontos iluminados de rosa na cidade