Notícias

Sanepar implanta esgoto em Mariópolis

21/11/2014

Investimentos de mais de R$ 6 milhões beneficiam moradores e geram empregos na cidade

O município de Mariópolis, no Sudoeste do Estado, está sendo beneficiado por investimentos no setor de saneamento básico. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu início às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Serão aplicados mais de R$ 6,2 milhões no sistema de coleta e tratamento de esgoto. Os investimentos vão estender o serviço para 4,4 mil moradores da área urbana.

Segundo o gerente regional de Pato Branco, Aderbal Roncato, o Governo do Estado e a Sanepar têm buscado sempre garantir a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. “Os investimentos em obras de implantação e de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário garantem, além do benefício para a população, a preservação do meio ambiente".

A cidade vai contar com uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para tratar 20 litros de dejetos por segundo, composta por dois reatores, dois filtros, dois decantadores, laboratório, estação elevatória e uma câmara de contato. Serão construídos ainda cinco leitos para secagem do lodo. A unidade de tratamento será implantada na Rua Vicinal, nas margens do Rio Lajeado Lambedor.

Para coletar e transportar o esgoto de 787 imóveis até a estação de tratamento serão implantadas tubulações, sendo 17,1 mil metros de redes coletoras e 12 mil metros de interceptores de esgoto.

Na conclusão do empreendimento, prevista para 2016, a cidade atingirá o índice de 65% na cobertura da rede coletora de esgoto. Durante a sua execução, a obra deve gerar mais de mil empregos, entre diretos e indiretos.

 

 

Galeria