Notícias

Sistema utiliza pedra, areia e plantas para tratar o esgoto doméstico

Sanepar implanta projeto piloto para tratamento do esgoto rural

25/10/2013

Para proteger o Rio Jacutinga, sistema será instalado em propriedades da comunidade Anita Garibaldi

Nesta segunda-feira (28), o município de Coronel Vivida recebe o primeiro projeto piloto da Região Sudoeste para tratamento do esgoto na área rural. Com recursos da Sanepar, por meio do Programa Fundo Azul, está sendo implantado o sistema conhecido como "Wetlands” ou Zona de Raízes, que utiliza plantas no tratamento do esgoto doméstico. Sete propriedades da comunidade Anita Garibaldi serão contempladas com o projeto.

A programação inicia às 14 horas, na propriedade do morador José Quadros, conhecido como Juca. Na sequência, os interessados fazem a visita de reconhecimento da área onde será feita a escavação e instalado o primeiro sistema modelo. Nos dias 29 e 30, após o minicurso de saneamento descentralizado, o sistema será implantado em uma residência unifamiliar.

A comunidade Anita Garibaldi está localizada na área das nascentes dos principais afluentes do Rio Jacutinga, manancial responsável por abastecer cerca de 18 mil moradores da área urbana do município. O projeto tem por objetivo melhorar a qualidade da água de toda a bacia do Rio Jacutinga.

A assistente social da Sanepar de Pato Branco, Marilucia Cyrino Rodrigues, diz que o projeto promove a inserção do produtor rural nas iniciativas de preservação da água e gestão da bacia hidrográfica. “Este modelo de sistema vai contribuir para aliviar a fragilidade a que a água está exposta pela ação humana”, destaca.

PROCESSO DE TRATAMENTO - As plantas absorvem os nutrientes do esgoto e formam uma rede de raízes que filtram o material que compõe o esgoto, tornando-o límpido e de boa qualidade, podendo ser reutilizado na irrigação ou na formação de lagos. O processo, já utilizado com sucesso na Europa, Estados Unidos e em outros países, baseia-se no fenômeno natural que ocorre em alagados ou brejos.

A montagem do sistema de tratamento com plantas consiste na abertura de um buraco, o qual deve ser impermeabilizado por lona e, de forma alternada, são colocadas camadas de pedra brita, areia grossa e por último as plantas. A espécie de planta aquática utilizada no projeto será o copo de leite.

O tratamento por Zona de Raízes traz vantagens na sua aplicação como o baixo custo de implantação, operação e manutenção, eficiência na eliminação da matéria orgânica e dos coliformes. Além disso, a estética pode contribuir com o paisagismo da área. “O equipamento tem uma vida útil de 40 anos”, explica Aliny Borba, engenheira civil e instrutora do minicurso e da implantação do sistema.

FUNDO AZUL – É um programa da Sanepar que financia iniciativas de preservação ambiental. “O Fundo Azul foi criado com a finalidade de apoiar com recursos financeiros a proteção, recuperação e conservação dos mananciais de abastecimento”, afirma o gerente regional de Pato Branco, Aderbal Roncatto.

 

 

Galeria

  • Sistema utiliza pedra, areia e plantas para tratar o esgoto doméstico
  • Sistema utiliza pedra, areia e plantas para tratar o esgoto doméstico
  • Sistema utiliza pedra, areia e plantas para tratar o esgoto doméstico