Notícias

Vistoria atinge mais de 600 imóveis

Sanepar inicia vistoria em imóveis de Palotina

01/02/2017

O objetivo é identificar se existem irregularidades na ligação de esgoto de imóveis não residenciais

A Sanepar quer identificar e corrigir lançamentos irregulares de esgoto não doméstico na rede coletora de Palotina. Por isso, vai vistoriar cerca de 600 estabelecimentos comerciais e pequenas indústrias na cidade.

O esgoto não doméstico não pode ser lançado na rede coletora sem tratamento prévio, sob o risco de causar danos ao sistema e, consequentemente, à população que utiliza do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Estabelecimentos como restaurantes, hotéis, hospitais, clínicas e shoppings estão entre os locais que geram esse tipo de efluente.

O gerente regional Fábio Leal Oliveira explica que, durante as vistorias, os proprietários serão orientados para utilizarem o sistema corretamente. “Queremos mostrar como funciona o sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico e por que o esgoto não doméstico deve receber um pré-tratamento. Também queremos explicar como funciona a coleta do resíduo não doméstico”.

Leal lembra que o lançamento de efluentes não domésticos na rede coletora de esgoto somente pode ser feito mediante Anuência da Sanepar. Inclusive, a liberação de alvarás e licenças de operação aos empreendimentos pode estar condicionada à emissão dessa anuência.

FIQUE ATENTO - As visitas são realizadas por uma equipe da Tecpress, contratada pela Sanepar para este serviço. A equipe é formada por um homem e uma mulher que trabalham com uniformes azuis e estão identificados por crachás. São realizadas, em média, dez vistorias por dia.

Após a vistoria, se for identificada alguma irregularidade, os técnicos notificam o responsável pelo imóvel para que ele realize a adequação necessária. O período para adequação é de pelo menos 30 dias. Depois disso, eles voltam para verificar se os problemas foram resolvidos.

ESGOTO NÃO DOMÉSTICO - O esgoto não doméstico é todo efluente que se diferencia do doméstico em relação a características físico-químicas, volume e temperatura. Pode conter óleo de cozinha, óleos graxos automotivos, metais pesados e produtos químicos. Normalmente é gerado em restaurantes, postos de gasolina, lava car, oficinas mecânicas, indústrias, lavanderias, serigrafias, frigoríficos e casas de saúde.

O esgoto não doméstico provoca danos à rede coletora, às estações de tratamento e ao meio ambiente. Eles grudam nas tubulações, impedindo o fluxo do esgoto. Isto pode provocar o retorno do esgoto para dos imóveis ou o extravasamento para a rua, através dos poços de visita. Também pode romper a tubulação e se infiltrar no solo, provocando a contaminação do meio ambiente.

Estes produtos, em função das características físico-químicas, temperatura, e volume também podem interferir no processo de tratamento, dificultando e encarecendo o serviço.

Galeria

  • Vistoria atinge mais de 600 imóveis