Notícias

Sanepar inicia vistorias nas ligações de esgoto em Foz do Iguaçu

04/04/2014

São Luiz será o primeiro bairro a ser vistoriado e a previsão é de que 7.920 imóveis sejam visitados até o final de 2014. Agentes estarão identificados

A Sanepar está realizando vistorias técnicas nos imóveis em Foz do Iguaçu. O trabalho, iniciado no final de março, é para verificar se a interligação - entre a rede interna e a rede coletora de esgoto implantada pela Sanepar - está instalada de maneira correta.

O primeiro bairro a passar pela vistoria é o São Luiz. Na sequência serão vistoriados os bairros Três Pinheiros e Jardim São Paulo. Sergio José Radaelli, morador do bairro São Luiz diz acreditar que este trabalho é muito importante para evitar o entupimento e extravasamento da rede coletora. “Ainda tem gente que não respeita a proibição de jogar água de chuva na rede de esgoto. A vistoria é muito importante para corrigir este tipo de erro.”

Outros bairros serão incluídos no programa das vistorias. A previsão é de que, até o final do ano, 7.920 imóveis irão receber a visita dos agentes socioambientais. O gerente regional da Sanepar em Foz do Iguaçu, Luiz Carlos Medeiros explica que estão sendo selecionados os bairros considerados críticos. “Vamos atuar nos locais que apresentam problemas na rede coletora de esgoto, como no São Luiz, que tem histórico de sobrecarga na rede”, comenta.

Os agentes são identificados pelo crachá e uso de colete azul com a inscrição “a serviço da Sanepar”. É muito importante que os moradores ouçam e sigam todas as suas orientações. Caso seja constatado que o imóvel ainda não foi interligado à rede ou se há irregularidade, o cliente receberá prazo de 30 dias para fazer a adequação. A residência que estiver com a conexão feita de maneira correta recebe o certificado de regularidade.

Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto. O lançamento indevido do esgoto doméstico provoca mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída. O despejo da água de chuva na rede coletora de esgoto pode provocar o retorno do esgoto para dentro do imóvel e prejudica o tratamento.

Galeria