Notícias

Sanepar inicia vistorias nas ligações de esgoto em Palmas

03/02/2022

Serão visitados mais de 14,8 mil imóveis atendidos pela rede coletora de esgoto na cidade

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) dará início nesta quinta-feira (3), na cidade de Palmas, ao trabalho de Vistoria Técnica Ambiental para verificar se as ligações de esgoto estão de acordo com as exigências técnicas da empresa e da legislação ambiental. Até abril do próximo ano, mais de 14,8 mil imóveis atendidos pelo sistema de esgotamento sanitário em Palmas deverão passar pela vistoria.

O trabalho será feito por agentes capacitados pela Sanepar, que estarão em duplas e podem ser identificados por uniforme com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Eles utilizam equipamentos de segurança e seguem os protocolos de prevenção à Covid-19.

Serão verificadas as ligações de esgoto dos bairros Cascatinha, Klubege, Centro, Lagoão, Hípica, Alto da Glória, Santuário, Caldeiras, Aeroporto, Divino, São Francisco, Serrinha, Dissenha, São José, Eldorado e Santa Cruz.

IMPORTANTE – A equipe que faz a Vistoria Técnica Ambiental precisa da autorização do morador para entrar no imóvel e vistoriar os pontos de lançamento de esgoto doméstico no banheiro, na cozinha e na lavanderia. Para fazer os testes, os agentes utilizam corante à base d'água.

Todo o esgoto gerado nestes locais deve ser destinado à rede da Sanepar, para coleta e tratamento adequados. Conforme a legislação ambiental, todos os imóveis que possuem acesso à rede de esgoto são obrigados a fazer a interligação”, detalha a gestora do contrato, Marilucia Cyrino Rodrigues.

Durante a vistoria, os agentes também verificam a instalação da caixa de gordura na saída da pia da cozinha e se a água da chuva escoa corretamente para a galeria pluvial, ou se está conectada irregularmente na rede de esgoto. A água da chuva deve ser destinada às bocas de lobo ou galerias pluviais, e nunca na rede da Sanepar.

Ao final da vistoria, havendo problemas na ligação, o cliente receberá uma notificação com prazo para regularizar, contratando um pedreiro ou encanador de sua confiança. Se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta, será emitido um certificado de regularidade”, reforça.

Marilucia destaca que para que o benefício do acesso ao esgotamento sanitário seja efetivo para a saúde das pessoas, é fundamental que todos colaborem com a interligação do imóvel ao sistema de maneira correta, contribuindo também para a preservação do meio ambiente.

Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone o 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia) ou diretamente na Central de Relacionamento com o Cliente em Palmas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, Rua Cel. José Osório, 1586, sala 2.

Galeria