Notícias

Sanepar instala 23 mil tampas “antifurto” nos registros de calçadas

10/03/2011

A Sanepar está substituindo 23 mil tampas de ferro de registros instalados em calçadas por novas tampas de polietileno com chave. Mais seguras, as novas tampas também inibem furtos e atos de vandalismo. O prejuízo da Sanepar com o furto de tampas e outras peças de ferro já chegou a R$ 1 milhão por ano. O modelo de polietileno foi idealizado pelo gestor de materiais Jonas da Silva, técnico da unidade da Sanepar no bairro Tarumã, em Curitiba.

“Pensei numa solução para o problema dos furtos e também em melhorar a segurança e a facilidade de manuseio”, explica Jonas. A nova tampa também é mais leve. Pesa 1,5 kg, bem menos que os 20 kg da tampa de ferro, o que facilita o transporte e a amazenagem. Com chave, a tampa de polietileno impede o despejo de lixo no poço do registro. “Muita gente joga terra, pedras, latas, garrafas pet e outros materiais nos poços de acesso aos registros”, conta Jonas.

O lixo prejudica o funcionamento do registro e pode causar alagamentos. O furto do equipamento, além do prejuízo financeiro, cria risco de acidentes para pedestres. A profundidade dos poços, também chamados de abrigos de registro, varia de 80 centímetros a 2,5 metros.

Galeria