Notícias

A chuveirada refrescante é gratuita e vai funcionar até o Carnaval

Sanepar instala 60 duchas nas praias do Paraná

17/01/2014

Empresa investe em projeto-piloto ecológico para levar mais comodidade aos banhistas

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está instalando 60 duchas para banho nas areias das praias do Paraná. De uma forma sustentável, o “Chuá, ecoducha”, projeto-piloto da empresa, leva conforto aos banhistas utilizando a água do mar para o banho rápido com a ducha. A chuveirada refrescante é gratuita e vai funcionar até o Carnaval. Três postos fixos, com 15 duchas cada, serão instalados nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Outras 15 duchas móveis percorrerão todas as praias do litoral paranaense.

As duchas, de fácil manuseio, permitem banhos contínuos de até dois litros por acionamento de uma bomba manual e até 600 banhos por dia. A água utilizada na ducha é tratada com cloro e filtrada com carvão ativado. O tratamento faz com que ela tenha 95% menos sal, 99% menos bactérias e coliformes e um pH 10% menor que a água do mar. Com menos sal e pH neutro, próximo ao da pele humana, a água traz a sensação de ser doce e é agradável ao contato. Depois de utilizada, a água é devolvida ao mar. A Sanepar alerta, entretanto, que embora seja uma ótima forma de se eliminar a areia e o sal do corpo, essa água não é própria para consumo e não deve ser ingerida.

A instalação das duchas, modulares e portáteis, ocorre na parte seca da areia, sem a necessidade de uma obra definitiva que utilizaria cimento, areia, ferro, cal e outros materiais. Entre as vantagens da ducha da Sanepar, além da comodidade para os banhistas, estão a de não utilizar a água potável da cidade ou do lençol freático, nem bombas de energia elétrica e combustível. As duchas não precisam de manutenção a curto prazo, são duráveis e resistentes a ventos e à salinidade. Sua matéria-prima é o o polipropileno colímero randômico (PPR), que é reciclável. As juntas das tubulações são feitas por termofusão ou rosqueamento, dispensando o uso de colas tóxicas.

A empresa testa o projeto de duchas sustentáveis ecologicamente neste ano, podendo mantê-lo ou ampliá-lo em outras temporadas. No verão de 2014, as duchas estarão disponíveis das 11 às 19 horas.

Galeria

  • A chuveirada refrescante é gratuita e vai funcionar até o Carnaval
  • Embora seja uma ótima forma de se eliminar a areia e o sal do corpo, essa água não é própria para o consumo
  • As duchas, de fácil manuseio, permitem banhos contínuos de até dois litros por acionamento de uma bomba manual e até 600 banhos