Notícias

Sanepar integra equipe do mutirão contra a dengue em Cascavel

08/04/2013

Saneparianos participam das ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

A cidade de Cascavel começou neste segunda-feira (8) mais uma cruzada contra o mosquito da dengue. Hoje e amanhã (9), 35 caminhões, inclusive da Sanepar, e mais de 400 voluntários vão recolher o lixo que a população disponibilizou em frente aos imóveis. Esta é uma das ações a ser desencadeadas pelo comitê lançado hoje, formado por 13 instituições, entre elas a Sanepar e a Prefeitura de Cascavel.

A cidade está na lista das que apresentam alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue. Pelos levantamentos de fevereiro deste ano, na média, em 7% dos imóveis foram encontradas larvas do mosquito. Para reduzir de forma significativa esse índice os membros do comitê, vão atuar em parceria para implantar estratégias efetivas de combate. Um grande mutirão de limpeza foi lançado na manhã desta segunda-feira (8), durante a abertura do Dia Mundial da Saúde. A data oficial é comemroada em 7 de abril.

Todo o material que pode de alguma forma acumular água parada, local preferido pelas fêmeas do mosquito para depositar os ovos, será transportado para a pedreira municipal e lá será separado para a reciclagem. Mais de 60 mil sacos de lixo de 100 litros foram disponibilizados aos moradores para facilitar a coleta nas residências. Nas contas de água, emitidas durante a semana, a Sanepar divulgou a seguinte frase: Mutirão contra a dengue. Limpe seu quintal até dia 8/4.

Após o recolhimento do lixo, os imóveis serão vistoriados. Os que ainda apresentarem depósitos de água parada serão notificados e, posteriormente, receberão multas que podem chegar a R$ 1,2 mil.

Dia Mundial da Saúde – Desde 2009 a Sanepar marca presença nos eventos que comemoram a data. A Secretaria Municipal da Saúde e a Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMIC) organizam atividades para divulgar a importância da prevenção na vida das pessoas. A Sanepar trabalha com dois importantes instrumentos de saúde pública: água tratada e coleta e tratamento do esgoto. Nos dois dias do evento (8 e 9), empregados se revezam na entrega de folhetos e materiais institucionais e de cuidados com o meio ambiente.

Galeria