Notícias

Captação do Rio das Pedras, manancial de Guarapuava, passa por obras de ampliação

Sanepar interliga equipamentos na captação do Rio das Pedras, em Guarapuava

09/12/2022

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fará na próxima terça-feira (13) obras na captação do Rio das Pedras, manancial de Guarapuava, para interligar os três novos conjuntos motobombas às estruturas existentes. Responsáveis pela adução da água, os novos equipamentos ao final das obras vão aumentar em 27% a capacidade de produção de água tratada do sistema.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Adão Alisson Slompo, a intervenção de terça-feira será complexa e uma das etapas mais importantes da obra, que dará início à captação, por meio de sistema automatizado.

A execução da obra, no entanto, requer que haja ao menos duas paradas no abastecimento porque serão feitas interligações dos novos equipamentos, que têm maior potência, ao sistema de captação já existente no Rio das Pedras.

Nesta etapa, na terça-feira, o abastecimento será mantido pela água estocada nos centros de reservação. Porém, na medida em que o produto for consumido, poderá ocorrer baixa pressão ou falta d’água temporária em pontos da rede de distribuição. Para minimizar os transtornos, é fundamental que a população faça consumo consciente da água.

A previsão é a de que a captação volte a operar no mesmo dia, mas a paralisação temporária da produção poderá refletir no fornecimento de água durante os dias seguintes, com intermitência em pontos da rede de distribuição. “A normalização do nível dos reservatórios ocorre de forma gradual, até que o sistema recupere o equilíbrio entre a produção e a demanda de água”, detalha Slompo.

A realização dos serviços estará sujeita às condições climáticas. Caso não seja possível executá-los na data prevista, a Sanepar divulgará uma nova data. Em caso de dúvidas, o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas.

Galeria

  • Captação do Rio das Pedras, manancial de Guarapuava, passa por obras de ampliação
  • Na terça-feira (13), será feita a automatização do sistema para que seja integrado às estruturas existentes