Notícias

Sanepar investe 20 milhões nos sistemas de água e esgoto na Lapa

19/09/2012

Companhia está concluindo a implantação de 12 km de novas redes de distribuição de água tratada

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está concluindo a implantação de 12 km de novas redes de distribuição de água tratada no centro histórico da Lapa, substituindo as antigas redes de ferro fundido por novas tubulações de PVC. As redes de ferro estavam oxidando, um processo natural que ocorre quando o ferro entra em contato frequente com a água e que interfere no aspecto (cor) da água e na pressão dentro das tubulações. Cerca de R$ 1 milhão está sendo investido só nessa troca de redes. Até 2014, a empresa está investindo outros R$ 19 milhões, na ampliação dos sistemas de água e de esgoto, criando 143 empregos diretos e 691 indiretos. A substituição de redes no centro vai até outubro deste ano.

Substituição da rede de água - A antiga tubulação do centro histórico passava pelo meio da rua e, agora, a Sanepar implantou as redes junto ao passeio, numa localização que facilita a distribuição da água e a manutenção das redes. Os serviços de interligação da nova rede aos ramais dos imóveis já começaram e, eventualmente, será necessário interromper o fornecimento de água no centro histórico, onde a empresa atende cerca de 1.300 habitantes com cerca de 350 ligações.
Além das obras no centro, a empresa está ampliando o sistema de distribuição de água na bacia do Rio dos Veadeiros, para atender ao loteamento Moradias Olaria e o bairro Antena. Nas Moradias Olaria, está prevista a implantação de 274 novas residências. Para atender a esse crescimento, a Sanepar deve implantar 2.612,92 metros de rede no local, sendo necessária uma obra de travessia sob a linha férrea, no cruzamento da Estrada Velha do Passa Dois e da Rua Amazonas.
Atualmente, o abastecimento de água da Sanepar na Lapa é composto por quatro sistemas de produção e seis centros de reservação, com capacidade total de 75 l/s. Os 133.387 metros de redes de distribuição atendem 30.796 habitantes em 8.330 ligações.

Ampliação da rede de esgoto – A Sanepar também está investindo 8 milhões na melhoria e ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Lapa. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) terá sua capacidade aumentada de 30 para 90 l/s. A Sanepar também construirá na cidade outros equipamentos como  dois reatores anaeróbicos de lodo fluidizado, dois filtros biológicos, dois decantadores, onze leitos de secagem, abrigo para o grupo gerador, interligações hidráulicas e instalações elétricas.
Além da ampliação da ETE, a Sanepar deve ampliar a rede de esgoto em 5 km e abrir 115 novas ligações prediais para atender o Hospital São Sebastião e o bairro Estação. Hoje, o Hospital opera com um sistema próprio de tratamento, pois no local ainda não há rede da Sanepar. Já a ampliação de esgoto no bairro Estação é uma solicitação da prefeitura municipal, devido ao alto crescimento populacional na região. Para as obras de ampliação da rede de distribuição, a Sanepar precisará fazer outra travessia, desta vez sob a linha férrea Curitiba - São Mateus do Sul.
O sistema de esgoto da Lapa é formado por 83.434 m de rede coletora que atendem 23.549 habitantes, através de 7.234  ligações prediais. Com as obras, mais de 85% da população da cidade passa a ser atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Galeria