Notícias

Obra amplia ETE e melhora processo de tratamento em Joaquim Távora

Sanepar investe R$ 2,7 milhões em estação de esgoto em Joaquim Távora

07/11/2017

Presidente da Companhia e prefeito Mansur Nassar visitam obra; ônibus de educação ambiental está na região

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, e o prefeito de Joaquim Távora, Gelson Mansur Nassar, visitaram a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água Limpa e participaram da abertura do 26.º Rodeio Tavorense. A obra está em fase de conclusão.

Com investimentos de R$ 2,7 milhões, a obra amplia a capacidade operacional da estação de 20 litros por segundo (l/s) para 30 l/s. “Joaquim Távora vem se desenvolvendo e nós investimos para dar condição para que ela cresça ainda mais. Esta obra representa melhoria na saúde dos tavoreneses, além de um ganho importante para o meio ambiente”, destaca Chaowiche.

Nassar lembra que o município tem indicadores privilegiados em saneamento. “Infelizmente não é a realidade de todos os municípios brasileiros. Aqui, todo o esgoto coletado passa por tratamento. Temos coleta e tratamento de esgoto para quase 90% da população, um dos melhores índices do país. Agora, com esta obra, vai melhorar a qualidade do efluente que sai da estação e isto vai refletir na qualidade da água do nosso rio”, destaca o prefeito.

A visita à ETE Água Limpa foi acompanhada pelos gerente geral da Sanepar Sérgio Bahls, pelo gerente regional Juarez Wollz e pelo assessor de diretoria Flávio Maiorki. Quem deu explicações sobre o funcionamento da estação foi o operador Rubens Inácio Domingues.

RODEIO – A Sanepar patrocinou, mais uma vez, o Rodeio Tavorense. Como novidade, a Companhia trouxe para o município o ônibus EcoExpresso, equipado com uma maquete ambiental. O objetivo é mostrar o caminho da água, desde a captação, passando pelo processo de tratamento, até chegar às casas e ser transformado em esgoto para, depois, ser tratado e devolvido ao rio. Também há explicações sobre resíduos sólidos e sobre a geração de energia a partir deles. Este caminho é conhecido como o ciclo da água do rio ao rio.

“Fizemos questão de trazer o EcoExpresso, pois ele mostra aos jovens e adultos a necessidade de preservar os rios. Apresentamos aqui o nosso trabalho, reforçando para todos que a água da torneira é uma água segura, além de ser a alternativa mais econômica e saudável entre todas as bebidas”, comenta Chaowiche.

NAS ESCOLAS – O EcoExpresso Sanepar permanecerá na região do Norte Pioneiro nas próximas semanas. Até sexta-feira (10), o ônibus estará no pátio do Colégio Estadual Miguel Dias, em Joaquim Távora. Nos dias 13 e 14, estará no Colégio João Marques da Silveira, em Quatiguá. Entre os dias 16 e 21, atenderá alunos dos colégios Carolina Lupion e Professora Hercília de Paula e Silva, em Carlópolis.

Galeria

  • Obra amplia ETE e melhora processo de tratamento em Joaquim Távora
  • Equipe da Sanepar liderada pelo presidente Chaowiche com o prefeito Gelson Nassar
  • Presidente da Sanepar na abertura do rodeio com autoridades da região
  • EcoExpresso Sanepar foi uma das atrações do 26.o Rodeio Tavorense
  • Ônibus EcoExpresso vai atender escolas do Norte Pioneiro até 21 de novembro