Notícias

Sanepar lança programa para promover a equidade de gênero

27/10/2016

A iniciativa pretende alavancar o protagonismo das mulheres dentro da Companhia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai lançar no dia 28 de outubro um programa para promover a equidade de gênero, incentivando, principalmente, que mais mulheres alcancem cargos de liderança dentro da Companhia. No setor de saneamento, será a primeira empresa brasileira a iniciar um programa focado na perspectiva de gênero, cujo objetivo é a garantia de direitos, responsabilidades e oportunidades iguais para homens e mulheres.

O programa, chamado Equidade@Sanepar, seguirá os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidades (ONU) que oferecem, ao meio empresarial, orientações sobre como empoderar mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade.

No contexto empresarial, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), baseada em dados de mais de 800 empresas de capital aberto no Brasil, aponta que 48% das empresas ainda não têm nenhuma mulher no conselho de administração e 66,5% das empresas não apresentam nenhuma mulher em posição de diretoria executiva. Os dados constam da cartilha WEPs, disponível no site da ONU Mulheres Brasil.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – No mesmo evento, a Sanepar vai assinar o termo de adesão à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm a função de nortear ações dos 193 países signatários das Nações Unidas a fim de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, respeitando os limites do planeta. Os ODS, e outras convenções mundiais, fundamentam as legislações e ajudam a moldar valores comuns, adotados por instituições de todo o mundo. Entre os ODS, está o de Igualdade de Gênero.

Os ODS entraram em vigor em 1.º de janeiro de 2016 e espera-se que sejam cumpridos até 31 de dezembro de 2030. No Paraná, o Governo do Estado formalizou adesão aos ODS em julho deste ano. No decreto 4583, assinado pelo governador Beto Richa, a Agenda 2030 das Nações Unidas foi incluída na pauta do Conselho Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

Serviço:

Laçamento do programa Equidade@Sanepar

Data: 28 de outubro, sexta-feira

Horário e local: 14h, Auditório Tarumã, Rua Antônio Batista Ribas, 151, Curitiba

Palestra: Para o lançamento do programa, a Sanepar convidou a gerente jurídica da Renault do Brasil, Maria Helena Venetikides Durigan, e o vice-presidente da Renault, Alain Tissier, para falarem sobre o Women@Renault, programa de equidade de gênero vencedor do WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres.

Galeria