Notícias

Sanepar leva água envasada para moradores de Barra do Tigre

03/08/2011

As chuvas dos últimos dias comprometeram os sistemas de captação de água a ser tratada em nove municípios da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais. Com o excesso de chuva o nível dos rios subiu, alagando as captações da Sanepar ou comprometendo o funcionamento dos motores que bombeiam a água do rio até a estação de tratamento. A falta de energia elétrica também afetou a operação do sistema produtor de água, assim como a queda de uma ponte que destruiu a tubulação que transportava a água tratada.

Como está a situação agora:

Cerro Azul – Para atender as 45 famílias que moram na localidade de Barra do Tigre, a Sanepar disponibilizou 120 caixas de água envasada que a Defesa Civil vai entregar de barco nas próximas horas. Se a correnteza não permitir a travessia, um helicóptero já está de plantão para transportar a água. Estas famílias moram do outro lado da ponte sobre o Rio Ribeira e ficaram desabastecidas por conta do rompimento da tubulação que estava ancorada na ponte destruída pela enxurrada. Os técnicos da Sanepar estão estendendo um cabo de aço entre as margens do rio para nele apoiar a tubulação provisória que irá restabelecer o abastecimento em regime precário. Nos próximos dias será instalada nova tubulação de diâmetro suficiente para garantir o abastecimento. Os moradores da cidade de Cerro Azul estão recebendo água tratada normalmente, após a recuperação da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Adrianópolis – A mina que fornece o maior volume de água a ser tratada ainda está sendo recuperada. Os técnicos finalizam os serviços de limpeza, em mutirão com a Prefeitura. Por ora, o abastecimento para a população está sendo feito por meio da água extraída do poço. A expectativa é retomar a operação da mina ainda hoje (dia 3, quarta-feira). Não está faltando água na cidade.

Almirante Tamandaré – Abastecimento reestabelecido com o retorno, hoje, da operação dos 9 poços.

Colombo – A ETA Palmital voltou a operar ontem, fornecendo água tratada para 23 mil famílias. Todos os moradores estão abastecidos, porém o nível do reservatório ainda não foi reestabelecido.

Campo Largo - A ETA Itaqui está trabalhando 24 horas para suprir a produção da ETA Cercadinho, cuja captação continua alagada.

Prudentópolis – O Rio dos Patos - no qual estão instaladas as bombas que fazem a captação da água a ser tratada - subiu mais 80 centímetros nas últimas horas, reduzindo a produção de água tratada. As situações mais críticas estão sendo atendidas por caminhão-pipa, que traz água tratada de Guamiranga, distante 20 quilômetros. A Sanepar recomenda aos moradores que estão recebendo água que façam uso racional, para facilitar a recuperação do sistema.

Ponta Grossa – Após a recuperação dos sistemas Alagados e Pitangui, a produção de água é suficiente para atender todos os moradores simultaneamente. Casos isolados de falta de água persistem na região do Jardim Santa Mônica e em outras áreas altas. Cada caso, informado no telefone 115, está sendo apurado individualmente.

Palmeira – Abastecimento normalizado, após a recuperação da captação que foi assoreada pela chuva.

Turvo - Abastecimento normalizado, após a recuperação da captação que foi alagada.
 

Galeria