Notícias

Sistema implantado pela Sanepar abastece 280 famílias

Sanepar leva água tratada para 280 famílias de comunidade rural em Mandirituba

31/01/2024

Parceria com a Prefeitura beneficiou a comunidade Avencal e Barco, que sofria com a falta de água

A vida de 280 famílias da comunidade rural Avencal e Barco, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, melhorou muito com a implantação do serviço de abastecimento de água pela Sanepar em parceria com o Município. Inaugurado em dezembro, o sistema é formado por um poço artesiano, uma casa de tratamento e um reservatório de 25 mil litros de água. Foram assentados 17 quilômetros de tubulação que levam água para cada uma das casas da localidade.

“Melhorou muito aqui. Ultimamente faltava água e a gente tinha que buscar com galão, na vizinhança, a quatro quilômetros”, afirma o agricultor José Jalmir Cruz. Ele nasceu na localidade há 65 anos e lembra que ajudou na abertura de valetas do antigo sistema, há mais de 30 anos. “Ele foi feito para atender 90 famílias, mas o número de chácaras foi crescendo e não tinha mais jeito”, lembra.

O produtor Elias Eugênio da Silva, que mora há três anos no Avencal, afirma que melhorou 100% a vida. “Antes não funcionava. Era muito difícil ficar sem água. Usava um poço semiartesiano, mas também não tinha água. Agora a vida está normal.”

A água na torneira 24 horas por dia também beneficia uma associação que trabalha com reabilitação de dependentes químicos em Avencal. Ali, são acolhidas 58 pessoas atualmente. O coordenador Anderson Farias Lopes afirma que a falta de água era um problema constante. “A gente usava água de uma nascente, que secava na estiagem. Não supria a nossa demanda.”

Segundo o prefeito Luis Antonio Biscaia, a instalação do sistema de abastecimento no Avencal e Barco era uma demanda antiga da comunidade. “Água é uma das necessidades mais básicas de todo mundo. Fornecer água suficiente e tratada à nossa gente traz inúmeros benefícios a longo prazo, com mais saúde e comodidade para a localidade”, afirma.

SANEAMENTO RURAL – O programa Saneamento Rural é desenvolvido pela Sanepar em parceria com os Municípios. A Companhia fornece os equipamentos, como tubulação e bomba e o projeto técnico. O poço e a mão-de-obra são de responsabilidade da Prefeitura. O sistema concluído é entregue à comunidade, que se organiza por meio de uma Associação da Água que faz a gestão e a operação do sistema, após receber treinamento da Sanepar.

Em 2023, a Sanepar firmou 21 parcerias com Prefeituras para obras em comunidades rurais, beneficiando 1.765 famílias que somam cerca de 7 mil pessoas. Atualmente, estão em andamento 90 projetos de Saneamento Rural.

 

Galeria

  • Sistema implantado pela Sanepar abastece 280 famílias
  • Sistema implantado na comunidade Avencal e Barco, em Mandirituba
  • Assentamento de 17 quilômetros de tubulação foi feito pela Prefeitura