Notícias

Estande apresenta diferentes temas ligados à preservação ambiental

Sanepar mostra o ciclo da água e o uso da rede de esgoto na Expoingá

06/05/2016

Temas são apresentados por meio de maquetes e piso interativo

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participa da 44ª edição da Expoingá, que começou nesta quinta-feira (5) e vai até 15 de maio, em Maringá. Neste ano, a empresa apresenta duas atrações no estande montado próximo ao pavilhão azul. O ônibus EcoExpresso Sanepar, que explica, por meio de maquetes, o caminho da água do rio ao rio, e o piso interativo, que demonstra aos visitantes a forma correta de se fazer a ligação da residência à rede de esgoto.

No EcoExpresso, os visitantes conhecem os processos pelos quais passa a água, desde a sua captação e tratamento para consumo, até a coleta e tratamento do esgoto gerado em suas casas – tudo por meio de uma sequência de maquetes. O ônibus, que tem viajado por todo o Estado permite a participação de cerca de 20 pessoas por vez e possui elevador de acesso para cadeirantes.

Quem passar pelo estande da empresa também receberá informações sobre a importância de fazer corretamente as interligações das tubulações internas de seu imóvel na rede de esgoto e na galeria de águas pluviais. Eles também serão orientados sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário, que não deve receber lixo, como papel higiênico, fraldas, absorventes, fio dental e outras embalagens.

De acordo com o gerente geral da Sanepar na região, Sérgio Veroneze, Maringá possui 1.690 km de rede de esgoto e o mau uso do sistema pode gerar muitos transtornos.  “O uso do vaso sanitário como lixeira, por exemplo, pode causar entupimentos nas tubulações do imóvel e nas redes da Sanepar, provocando extravasamentos e o retorno do esgoto para a residência”, explica Veroneze. A falta de caixas de gordura e de inspeção, além do lançamento indevido de óleo de cozinha na pia também podem causar problemas às redes coletoras e ao processo de tratamento.

O estande da Sanepar aborda diferentes temas ligados à preservação ambiental, buscando, de forma didática, conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos mananciais, uso racional da água e da ligação correta das residências na rede de esgotamento sanitário. Ele está aberto à visitação durante a semana, das 14h às 22h, e nos fins de semana, das 10h às 22h, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.

Galeria

  • Estande apresenta diferentes temas ligados à preservação ambiental
  • EcoExpresso Sanepar mostra o caminho da água do rio ao rio