Notícias

Sanepar normaliza abastecimento nas regiões Oeste e Sudoeste

19/02/2014

Sistemas continuam em estado de alerta e o rodízio pode ser retomado, se for necessário

Os sistemas de Francisco Beltrão, Assis Chateaubriand e de Toledo estão sendo abastecidos normalmente, a partir desta quarta-feira (19). A queda nas temperaturas e a redução do consumo de água favoreceram o restabelecimento dos níveis de reservação de água tratada e a retomada do abastecimento nas três cidades. A situação ainda é de alerta. Por esta razão, os sistemas serão analisados a cada dia e o rodízio no abastecimento pode ser retomado a qualquer momento, se houver necesidade.

Apesar das melhorias das condições que tornaram possível o atendimento normal em todas as regiões dessas cidades, o gerente geral das regiões Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno, destaca que o uso racional da água deve ser mantido. “Os cuidados devem permanecer para termos a garantia do fornecimento de água”, alerta. Renato diz ainda que a vazão dos poços em Toledo, por exemplo, não voltaram à normalidade e que somente a diminuição do volume de água consumida permitiu que a Sanepar voltasse a distribuir a água para todas as regiões.

A retomada do abastecimento tem sido feita de forma gradativa desde o final de semana. “Começamos reduzindo o tempo de fechamento do rodízio de quatro para três horas até chegarmos à condição de interromper o rodízio hoje”, afirmou. O tempo de fechamento na terça-feira (18) foi de cerca de duas horas. “Os imóveis que dispõem de reservatório domiciliar nem chegaram a sentir a interrupção”, completa Renato.

COMO FOI – O rodízio foi implantado em Francisco Beltrão no dia 4 de fevereiro. A capacidade de produção do sistema é de 12,5 milhões de litros por dia e o consumo chegou a quase 14 milhões de litros. Mesmo com o auxílio de caminhões-pipa, que transportavam cerca de 800 mil litros de água de Marmeleiro, a implantação do rodízio foi inevitável.

No sistema de Assis Chateaubrind a medida foi adotada no dia 7 de fevereiro, visando atender todas as regiões da cidade com água tratada. As temperaturas recordes registradas pelo Simepar (acima dos 40ºC) fizeram com que o consumo aumentasse 15% acima da média. A produção de água do sistema não era suficiente para suprir a demanda.

Toledo foi o último sistema da região a ter implantado o sistema de fechamento alternado no abastecimento, no dia 12. Com a redução de 10% no volume produzido de água da cidade e aumento de mais de 15% no consumo, o rodízio foi a única alternativa para que a Sanepar pudesse atender todas as regiões da cidade com água tratada por pelo menos 20 horas por dia. Na última sexta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço para a interligação de mais um poço que vai injetar mais 200 mil litros de água por hora no sistema produtor de água tratada da cidade.

 

 

Galeria