Notícias

Plantio de árvores em Área de Preservação Permanente da Sanepar

Sanepar participa de plantio de araucárias com Governo do Estado

27/10/2020

Meta é chegar a 46 mil árvores plantadas em todo o Estado como ação do Programa Paraná Mais Verde

O Governo do Estado e a Sanepar deram início nesta terça-feira (27) ao plantio de 46 mil mudas de araucária, em todo o Estado. Foram plantadas 100 mudas na Casa da Cultura da Água, que fica em Área de Preservação Ambiental (APA) da Sanepar, em Piraquara. A ação faz parte do programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e tem como meta plantar cerca de 3 milhões de mudas nativas de todas as espécies até o final deste ano. As mudas são produzidas nos 19 viveiros do Instituto Água e Terra (IAT).

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca a importância da preservação ambiental no entorno dos mananciais para a garantia do abastecimento público.

O secretário Márcio Nunes fez um apelo à população em favor da preservação do meio ambiente como forma de minimizar os impactos provocados pelo desequilíbrio. “A preservação é imprescindível para que tenhamos uma vida melhor. Estamos vivendo a maior crise climática dos últimos 100 anos, com falta de água em grandes centros e na agropecuária. Portanto, precisamos equilibrar a natureza com o plantio de árvores, a preservação dos rios e da vida humana”, disse Nunes.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, destacou a relação direta entre a floresta, a água e as pessoas. “Se não tiver floresta, não tem água e sem água não há boa qualidade de vida. Ações de reflorestamento são essenciais para manter as represas e os mananciais, a fim de garantir água para o futuro”, disse ele.

FLORESTA, ÁGUA E PESSOAS - A Casa da Cultura da Água, da Sanepar, é um espaço onde a Companhia desenvolve ações de preservação para a prática de pesquisa, monitoramento e educação ambiental. Ali também são produzidas mudas de árvores para recuperação de áreas patrimoniais e de mananciais da Sanepar.

Em 21 de setembro, no Dia da Árvore, também foi feito o plantio de 31 espécies de árvores nativas às margens da Represa do Rio Iraí, no Parque das Nascentes, em Pinhais, como ação do programa Paraná Mais Verde.

Galeria

  • Plantio de árvores em Área de Preservação Permanente da Sanepar
  • Presidente do IAT, Everton Souza, diretor da Sanepar, Julio Gonchorosky, secretário Marcio Nunes
  • Casa de Cultura da Água da Sanepar produz mudas de árvores
  • Casa de Cultura da Água da Sanepar produz mudas de árvores