Notícias

8.º Fórum Mundial da Água, programado para ocorrer em Brasília será o primeiro no hemisfério Sul

Sanepar presente no evento preparatório para o Fórum Mundial da Água

28/04/2017

Encontro reuniu cerca de 800 participantes de diversos países, representando vários setores interessados na gestão da água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) esteve presente no 2.º Encontro das Partes Interessadas, última etapa preparatória do 8.º Fórum Mundial da Água, programado para ocorrer em Brasília no próximo ano. Considerado o maior evento mundial sobre água, o Fórum reúne todos os setores interessados no tema e pela primeira vez será realizado no hemisfério Sul.

O Encontro preparatório ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital brasileira, e reuniu cerca de 800 participantes de diversos países, representando vários setores interessados na gestão da água em todo o mundo. Pela Sanepar, estiveram presentes o diretor de Investimentos da empresa, João Martinho Cleto Reis Junior, e o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento, Gustavo Possetti.

O evento foi aberto pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. A mesa de abertura contou também com a participação do ministro do Ministério das Relações Exteriores, José Antonio Marcondes de Carvalho, com o presidente da Adasa, Paulo Salles, o senador Roberto Muniz e Veniton Tadine, da Associação Brasileira da Indústria de Base (ABDIB), encarregada de organizar a participação do setor privado no Fórum.

FÓRUM - O Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos e busca dar importância ao tema “água” dentro da agenda política e promover troca de experiências, discussões e a elaboração de propostas os desafios do setor. O 8.° Fórum está sendo organizado pelo Conselho Mundial da Água, governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e pelo Governo do Distrito Federal, e conta com apoio da Agência Nacional de Águas e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

A primeira edição do Fórum Mundial da Água ocorreu no Marrocos, em 1997. As demais edições foram na Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009), França (2012) e Coreia do Sul (2015). Em 2018, o Fórum será realizado no Brasil e, em 2021, no Senegal.

Galeria

  • 8.º Fórum Mundial da Água, programado para ocorrer em Brasília será o primeiro no hemisfério Sul