Notícias

Sanepar produz 30% mais água no período do carnaval nas regiões Oeste e Sudoeste

16/02/2024

Estrutura da empresa garantiu abastecimento nos períodos de maior consumo e de elevação das temperaturas

As regiões Oeste e Sudoeste do Estado tiveram aumento de 13% na produção de água no Carnaval em relação ao mesmo período de 2023. A maior produção foi registrada no dia 12, quando a média das cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo deu um salto de quase 30% em relação à segunda-feira do Carnaval do ano anterior.

Toda a estrutura da Sanepar instalada nos sistemas dessas regiões, assim como em todo o Paraná, garantiu o fornecimento de água ininterrupto para a população. Foi no dia 12 que o Sistema de Tecnologia Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou aumento nas temperaturas em todas as regiões do Estado.

Toledo foi a cidade que registrou a maior variação percentual no consumo, em um só dia, com quase 35% de aumento. Na segunda-feira do Carnaval deste ano, a produção foi de 29 milhões de litros de água na cidade, enquanto no ano passado o volume não chegou aos 22 milhões de litros.

Cascavel superou os 31% na produção de água também na segunda-feira de Carnaval, passando dos 63,7 milhões de litros tratados, em 2023, para 83,5 milhões neste ano. O aumento de consumo nas demais cidades foi de 14,69%, em Francisco Beltrão; de 22,78%, em Foz do Iguaçu; e de 30,37%, em Pato Branco, onde a produção aumentou de 15,4 milhões de litros para 20,1 milhões de litros de água na comparação de um ano para o outro.

LITORAL – O Litoral paranaense registrou a maior alta na produção de água durante o Carnaval. Foram 330 milhões de litros de água, de sábado a terça-feira do feriado, um volume quase 40% a mais do que no mesmo período de 2023, quando se registrou 237,8 milhões de litros. O pico do consumo foi no domingo (11), com 88 milhões de litros de água.

Para atender ao crescimento da demanda no Litoral, a Sanepar injetou durante o feriado 1,4 milhão de litros de água nas redes de distribuição para reforçar o abastecimento em momentos de maior consumo. Também foi necessário acionar o gerador de energia na estação de tratamento de água de Morretes e na captação do Rio Cambará, na estação de tratamento de água de Matinhos.

Galeria