Notícias

A Sanepar programou mais de cem ações em 30 cidades, com a participação de 20.800 pessoas, para comemorar o Dia do Meio Ambiente

Sanepar promove ações para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

03/06/2014

São mais de cem ações em 30 cidades, envolvendo 20.800 pessoas

A Sanepar programou mais de cem ações em 30 cidades, com a participação de 20.800 pessoas, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades envolvem prefeituras, secretarias de educação municipais e estadual, de meio ambiente, conselhos municipais, polícia militar, escolas e empresas. Palestras, atividades lúdicas, teatrais, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos e outras ações de sensibilização voltadas para crianças e adultos fazem parte da programação.

Em Curitiba, foram programadas palestras sobre economia de água ao longo da semana e será dada continuidade ao programa Sustentabilidade: da Escola ao Rio, no dia 7 de junho, junto ao Córrego Vila Izabel, no Colégio da Polícia Militar. O programa desenvolvido em todo o Estado mobiliza professores e alunos para o desenvolvimento de ações de preservação e recuperação dos rios urbanos.

Os personagens do teatro de fantoches da Sanepar, Heróis da Reciclagem, se apresentam durante esta semana em vários locais para duas mil crianças. Nesta terça-feira (3), eles empolgaram as crianças da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, que estiveram no Centro de Cultura da cidade. Na quarta-feira (4) será a vez dos meninos e meninas do Centro Municipal de Educação Infantil do CAIC da Vila Operária, em Paranavaí. Em Cornélio Procópio, a apresentação será na quinta-feira (5), Dia do Meio Ambiente, na quadra de esportes da escola, em frente à Secretaria da Educação, e em Paranacity, o teatro será apresentado na Casa de Cultura, na sexta-feira (6).

O espetáculo mostra a luta dos quatro heróis que representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis - garrafa, sacola plástica, papelão e lata de alumínio - contra o Monstro do Desperdício. O objetivo da peça é sensibilizar a plateia sobre a importância da coleta seletiva do lixo, a necessidade de cuidar dos recursos hídricos e o impacto dos resíduos na qualidade da água.

ATERRO DE CIANORTE – Na sexta-feira (6), em Cianorte, será inaugurado o novo prédio do Aterro Sanitário, que é gerenciado pela Sanepar. O aterro que foi certificado em 2013, contará com a estrutura adequada para receber grupos de estudantes e outros visitantes interessados na gestão de resíduos sólidos, além de uma sede administrativa. O local possui um auditório, maquete do aterro e os visitantes poderão percorrer o local, num roteiro preparado para informar adequadamente aos visitantes sobre o funcionamento da unidade. Também haverá uma mesa de separação onde poderá ser demonstrada a correta classificação dos materiais recicláveis.

O Aterro de Cianorte, que cumpre as mais rígidas normas ambientais e os procedimentos legais em todas as etapas, conquistou a certificação ISO 14001 e tornou-se o primeiro aterro sanitário do Brasil, sob gestão de uma companhia estadual de saneamento, a receber a certificação.

ÓLEO DE COZINHA – A Sanepar também lançou uma campanha para os empregados para destinar adequadamente o óleo de cozinha. No Estado, foram implantados 128 pontos de coleta. O óleo arrecadado será doado a instituições beneficentes que vendem o produto para financiar projetos sociais. Em Curitiba e Região Metropolitana, a coleta irá para os projetos Ecosolidariedade e o Perpetóleo. Em Ponta Grossa, será beneficiada a comunidade da Vila Vicentina (Casa da Acolhida).

O óleo de cozinha pode contaminar cursos de água e o solo, além de entupir as redes coletoras de esgoto e causar danos ao sistema de tratamento de esgoto. Por apresentar características químicas e físicas que o tornam sólido-pastoso em baixas temperaturas, o óleo de fritura usado tende a se acumular na parede da tubulação, conexões e demais equipamentos localizados na rede coletora de esgoto, provocando entupimentos, formação de escuma e contaminação do solo e da água.

EM MARINGÁ – Na Praça Raposo Tavares, a Sanepar e a Secretaria de Meio Ambiente vão receber mais 3.500 alunos da rede municipal de ensino, na quinta-feira (5), das 8 às 17 horas. A Sanepar estará com estande montado para demonstrar, por meio de maquetes e folderes educativos, como são realizados o tratamento da água e a coleta e tratamento do esgoto doméstico, além dos projetos na área ambiental e de sustentabilidade.

Até sexta-feira (6), o Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal promoverá palestras sobre o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio. Todos os dias, a partir das 19 horas, são demonstradas as conquistas que os estudantes obtiveram durante o desenvolvimento do projeto, que busca disseminar o conceito de sustentabilidade e como ele se aplica à qualidade e conservação dos recursos hídricos. Os alunos da escola fizeram o monitoramento do Rio Mandacaru, com coleta de amostras de água e dos resíduos sólidos encontrados em suas margens.

A oficina “Atividades Lúdicas para Cuidar da Água”, ministrada pela bióloga Ana Cristina do Rego Barros, faz parte da 13ª Jornada de Agroecologia – Terra livre de transgênicos e sem agrotóxicos, na Escola Milton Santos, na Estrada Velha para Paiçandu. O evento vai até sábado (7).

BICICLETA – No domingo (8), ocorrem, simultaneamente, a 6.ª edição do passeio ciclístico Ecobike e a caminhada Caminho das Águas. No total, os dois eventos devem reunir cerca de 800 pessoas, das 7 às 13 horas. O Ecobike terá a largada na sede da Sanepar em Maringá, na Avenida Pedro Taques, 1381. Os ciclistas irão pedalar até a Captação de Água do Rio Pirapó, um percurso de aproximadamente 34 quilômetros. O evento é uma parceria da Sanepar com a Prefeitura, Setran, Sesc, Pedala Maringá, Bicicultura Maringá, Associação Noroeste do Paraná de Ciclismo e SportBike. O Ecobike foi criado por um grupo de empregados de Maringá, em 2009.

Já na atividade Caminho das Águas, os participantes vão percorrer cinco quilômetros, pelas microbacias dos ribeirões Morangueiro e Sarandi, que compõem o trecho a margem esquerda do Rio Pirapó. A caminhada, que iniciou em 2010, está na 3.ª edição, e ocorre a cada dois anos. A saída também será na sede da Sanepar. Na Captação de água da Sanepar no Pirapó, os caminhantes pariticipção de visita guiada pelas instalações da captação, antes de retornar ao ponto inicial.

CASCAVEL, TOLEDO E PATO BRANCO – A Semana do Meio Ambiente de Cascavel começou com o lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação Ambiental de Cascavel, que será construído em parceria entre a Sanepar, a Prefeitura de Cascavel e o Rotary Internacional. Uma exposição no Colégio Estadual Pedro Boretto Neto levará informações sobre a importância da limpeza da caixa-d’água e os cuidados para a correta ligação do imóvel à rede de esgoto, na quinta-feira (5).

Na sexta-feira (6), será feita a limpeza do Rio Cascavel, no final da Rua Furnas, no Bairro Turisparque, às 9 horas. No sábado (7), será realizado o Pedágio Ecológico no Calçadão da Avenida Brasil, com a distribuição de mudas de árvores e de porta-lixo para os veículos. O encerramento das comemorações será feito no domingo (8), com a Pedalada Sustentável, promovida pelo SESI e pelo movimento Oito Jeitos de Mudar o Mundo, com o apoio da Sanepar e de diversos órgãos institucionais da cidade e região. O ponto de partida é na Praça do Migrante, às 9 horas, e a chegada será no Lago Municipal de Cascavel.

Em Toledo, terá continuidade o projeto Sustentabilidade – da Escola ao Rio, com o mutirão de limpeza do Rio Toledo. Na quinta-feira (5), em Pato Branco, as atividades ficarão concentradas no Parque Ambiental Cecília Cardoso, nos bairros São Vicente e Bonato. As equipes da Sanepar vão desenvolver ações de sensibilização sobre os cuidados com o meio ambiente.

PONTA GROSSA - O Coral da Sanepar emocionou a plateia, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, na noite de segunda-feira (2). Também houve o lançamento da Cartilha Ambiental, com temas ligados à sustentabilidade. No mesmo local, na terça-feira (3), o teatro de bonecos “Heróis da Reciclagem” prendeu a atenção de 170 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Cláudio e da Escola Estadual Medalha Milagrosa.

Segundo a gestora socioambiental da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, as atividades contribuem para disseminar o conceito de sustentabilidade, ampliando a discussão para toda a comunidade quanto a temas relacionados ao uso racional da água, resíduos sólidos e à preservação dos recursos hídricos.

A programação inclui ainda a realização de uma Oficina de produção de Sabão para a comunidade no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Carvalho, o workshop Meio Ambiente e Escola: Educação Ambiental Formal, nesta quarta-feira (4), a palestra sobre a logística reversa do lodo de esgoto, no Senai, na quinta-feira (5), entre outras atividades.

 

Galeria

  • A Sanepar programou mais de cem ações em 30 cidades, com a participação de 20.800 pessoas, para comemorar o Dia do Meio Ambiente