Notícias

Sanepar promove soltura de peixes em rios de Cascavel

27/11/2023

A soltura de espécies nativas da região integra as comemorações do Dia do Rio

Em comemoração ao Dia do Rio, no sábado (25), equipes da Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente, da ONG Amigos dos Rios e de parceiros ambientais fizeram a soltura de peixes em mananciais de abastecimento da cidade. Os alevinos de lambaris, curimbatás e piaparas, que foram adquiridos com recursos próprios da Sanepar, vão contribuir para a manutenção do ciclo da vida nos cursos de água.

Nesta ação, três rios da cidade: Cascavel, Peroba e Saltinho receberam os novos moradores, que são de espécies nativas da região e que vão auxiliar com a qualidade da água e com o meio ambiente. No próximo sábado, dia 2, uma nova ação será feita no Rio São José, que também é manancial de abastecimento da cidade, e no Rio do Salto, que em breve irá fornecer sua água para abastecer os moradores de Cascavel.

A comunidade está convidada a participar desta atividade que integra os festejos do Dia do Rio. O encontro para a ação do dia 2 está marcado para as 8h30, na Capela Divino Espírito Santo, em São Salvador.

DIA DO RIO – O Dia do Rio foi instituído para chamar a atenção de todos sobre a preocupação com a escassez da água e a necessidade de preservação dos recursos hídricos. O rio, além de fornecer a água para a população, é um recurso importante para a vida e a sobrevivência de muitas espécies, dentre elas o homem.

As atividades comemorativas à data iniciaram-se na sexta-feira (24) com uma caminhada reflexiva e a limpeza simbólica nas margens do Lago Municipal de Cascavel. Os parceiros ambientalistas percorreram trecho da pista de caminhada do Lago e fizeram uma parada no último ponto de desassoreamento, onde a equipe da Sanepar explicou os compromissos e as etapas cumpridas até agora.

Outra ação programada, a da coleta de lixo nas margens das nascentes do Rio Cascavel e nas áreas circunvizinhas ao lago, foi adiada em razão das condições do tempo. Uma nova data será agendada para que entidades, órgãos estaduais e municipais e a própria comunidade desenvolvam ações de proteção aos cursos de água da cidade.

Galeria