Notícias

Agentes de saúde conhecem a captação do Rio Herval, manancial da cidade

Sanepar qualifica mão-de-obra e estimula uso correto do sistema de esgoto

14/10/2022

Em Bituruna, empresa qualifica encanadores para interligações. Professores e agentes de saúde serão multiplicadores em saneamento ambiental

Neste mês, a Sanepar retomou em Bituruna as atividades com a comunidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa promoveu cursos de capacitação para formar encanadores e disseminadores de boas práticas em favor da preservação dos recursos hídricos, da qualidade ambiental e da saúde da população.

O trabalho com a comunidade faz parte do Projeto Técnico Social desenvolvido pela Sanepar em paralelo à obra de ampliação de aproximadamente 40 quilômetros de rede coletora de esgoto no município. Para isso, foram desenvolvidos cursos de formação em Saneamento Ambiental e Saúde para professores e agentes de saúde e de endemias.

Outro curso, voltado à qualificação de mão-de-obra para as interligações de esgoto, reuniu encanadores, pedreiros e alunos no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Bituruna (CEEBJA). “A capacitação estimula a geração de emprego e renda para a comunidade, ao mesmo tempo em que possibilita que os ramais prediais de esgoto sejam construídos dentro dos padrões técnicos exigidos pela Sanepar”, destaca a gestora de educação socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

Os cursos foram planejados para atender os imóveis beneficiados pelas novas redes de esgoto já implantadas e que passam por vistoria, no Centro de Bituruna e na Vila Nossa Senhora Aparecida, onde mais de 900 imóveis já estão liberados para fazer a interligação à rede coletora. Para o fim deste ano, ainda está prevista a liberação de mais 1375 ligações para atender as vilas Mariana e São Vicente.

 

Galeria

  • Agentes de saúde conhecem a captação do Rio Herval, manancial da cidade