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Sanepar reafirma qualidade da água em Cambará

16/01/2024

A Companhia realiza 1.821 análises da água em Cambará, desde a captação até a distribuição, assegurando o atendimento à Portaria do Ministério da Saúde

Sobre a ocorrência de gosto e odor na água tratada e distribuída pela Sanepar à população de Cambará, a Companhia esclarece que, em decorrência do nível mínimo registrado na captação da Represa do Rio Alambari em dezembro último, pode ocorrer presença de odor e/ou sabor característico de terra, o que não altera e não compromete a qualidade da água. A Companhia informa que está utilizando carvão ativado no processo de tratamento a fim de eliminar qualquer gosto e/ou odor.

A empresa ressalta que segue um controle rígido nesse processo. Mensalmente, são feitas 1.821 análises da água em Cambará. Não há registro de turbidez da água fora dos parâmetros determinados pela Portaria do MS. As análises mensais estão impressas no verso da fatura de água e os relatórios de qualidade são públicos e estão disponíveis no site da Sanepar. A Sanepar segue todos os parâmetros exigidos pela Portaria de Consolidação n.º 5, do Ministério da Saúde, que garantem a potabilidade da água. A água distribuída é própria e segura para o consumo.

A Sanepar mantém uma estrutura complexa de análise da água, que é referência no Brasil no setor de saneamento: são quatro grandes laboratórios centrais – em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel – e mais de 150 unidades descentralizadas. No total, são feitas 7,5 milhões de análises por ano que asseguram que a água distribuída segue todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Essas análises envolvem 109 parâmetros divididos em físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais, e são feitas na captação, na saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição. Os resultados da Sanepar são repassados às secretarias municipais de saúde que, por sua vez, alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua) do Ministério da Saúde.

A Sanepar lembra, ainda, que é responsabilidade do morador ou proprietário do imóvel manter a caixa-d’água vedada e limpa. Orienta-se que a limpeza do reservatório domiciliar seja feita, pelo menos, a cada seis meses. Em caso de dúvidas sobre os serviços da Sanepar, o cliente deve entrar em contato diretamente com a Companhia: pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia), pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Sanepar Mobile. Apenas estes são os canais oficiais de Atendimento ao Cliente da Sanepar.

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