Notícias

Bomba sendo içada a uma altura de 30 metros na Estação Intermediária

Sanepar realiza novas etapas das obras do Sistema Tibagi

07/02/2014

No domingo, será implantada parte da adutora na Av. Duque de Caxias; será preciso parar o abastecimento em bairros da região

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) implantará parte da adutora do Sistema Tibagi na Avenida Duque de Caxias, esquina com a Rua Marcílio Dias, em Londrina, no próximo domingo (9). Para a realização dos trabalhos, será necessário interromper o fornecimento de água nos Jardins Europa, Igapó, Califórnia, Vale do Cambezinho e localidades próximas. A obra será executada das 8 às 16 horas, e a previsão é normalizar o abastecimento por volta das 20 horas.

No total, estão sendo implantados 22 quilômetros de adutora (tubulação de maior diâmetro), entre a captação de água no Rio Tibagi até o sistema distribuidor, na Avenida Higienópolis. Cerca de 21 quilômetros já foram assentados. Além desse trecho da Duque de Caxias, ainda serão executadas as interligações de rede na Avenida Higienópolis com Aminthas de Barros e na Avenida Dez de Dezembro (em frente ao 4.º Distrito Policial).

Na quinta-feira (6), foi instalado o conjunto motobomba na Estação Elevatória Intermediária, na estrada do Limoeiro. Na quarta-feira (5), um destes conjuntos já havia sido instalado na unidade de captação do Tibagi. Cada conjunto motobomba pesa dez toneladas, com potência de 1.500 cavalos (cv) e capacidade para bombear 600 litros por segundo. O trabalho de instalação foi feito com auxílio de um guindaste com capacidade para 130 toneladas. A bomba e o motor foram içados a uma altura de 30 metros para transpor o prédio que já abriga os conjuntos motobombas da Estação Intermediária, que recebe água da captação e faz o bombeamento até a Estação de Tratamento Tibagi.

Até o final deste ano, o Sistema Tibagi terá capacidade para produzir 1.800 litros por segundo e já estará preparado para receber mais conjuntos motobombas, até chegar à produção de 2.400 litros por segundo. Em novembro do ano passado, as novas instalações já permitiram que a Sanepar aumentasse a produção de água em cerca de 14%, garantindo maior tranquilidade neste verão.

Na Estação Intermediária, além da instalação do conjunto motobomba, está sendo concluída a construção do reservatório com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros.

Na ETA Tibagi, já foram construídos todos os módulos de tratamento, com as instalações civis e hidráulicas. As instalações elétricas estão em fase de conclusão e o início de operação da estação está previsto para maio de 2014.

Galeria

  • Bomba sendo içada a uma altura de 30 metros na Estação Intermediária
  • Novos equipamentos bombeiam água bruta do Rio Tibagi até a Estação de Tratamento
  • O trabalho de instalação foi feito com auxílio de um guindaste com capacidade para 130 toneladas
  • Equipamento tem vazão de 600 litros/segundo e potência de 1.500 cv