Notícias

Sanepar se destaca em rankings da Revista Amanhã e do Estadão

01/11/2019

Sanepar está entre as melhores do país, sendo rankings do Grupo Amanhã e do Estadão Empresas Mais 

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a líder setorial em serviços públicos e a oitava empresa entre as maiores do Paraná em VPG (Valor Ponderado de Grandeza), de acordo com o ranking do Grupo Amanhã, que classifica as maiores empresas do Sul do país, divulgado nesta quinta-feira (31). A premiação será realizada no dia 7 de novembro na ExpoUnimed em Curitiba. A Sanepar também se destacou entre as empresas do Paraná com maior patrimônio líquido, calculado em R$ 5,7 bilhões, conquistando o 5º lugar, e a empresa com maior lucro líquido do Sul do País, ficando em 10º lugar, com R$ 892,49 milhões.

Também foi divulgado na quinta-feira, ranking Estadão Empresas Mais, em que a Sanepar está em 5.o lugar entre as empresas maiores e de melhor desempenho financeiro em 2018 do país no setor de Utilidades e Serviços Públicos, conforme ranking Estadão Empresas Mais, publicado ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A base deste ranking foi formada com a avaliação de mais de 2.400 empresas que atuam em 24 setores da economia. Os dados financeiros avaliados, como receita, ativos e Ebitda, foram retirados dos balanços anuais publicados pelas empresas. A análise foi feita em parceria pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Austin Rating, que fizeram uma comparação dos dados de 2018 a 2014.

Na avaliação do Grupo Amanhã, o Paraná superou o Rio Grande do Sul nos principais indicadores de 500 maiores do Sul. Como base para construção do ranking, foram considerados os dados financeiros das empresas no ano de 2018. Do total, 186 companhias paranaenses obtiveram melhores resultados do que as demais empresas dos outros estados, exibindo a maior soma de receitas, de patrimônios e em lucros. Em razão disso, ficou com o maior VPG, principal critério de classificação desde 1991, quando foi desenvolvido o ranking.

As representantes do Paraná também exibiram a melhor rentabilidade sobre receita (17,1%), mais do que o dobro da média catarinense, de 8,2%, e praticamente três vezes a das gaúchas, que foi de 5,8%.

Entre as melhores empresas do Paraná no ranking do Grupo Amanhã, além da Sanepar, estão a Copel, a Coamo, a Renault, a Itaipu, a Rumo S/A e a Klabin.


Galeria