Notícias

Em Reserva, o Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio integra alunos da Casa Familiar Rural

Sanepar sensibiliza para a preservação do Rio Reserva

25/04/2014

Atividades fazem parte do “Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, desenvolvido com a Casa Familiar Rural

 

As atividades para preservação do Rio Reserva já foram iniciadas. Empregados da Sanepar, alunos e professores da Casa Familiar Rural de Reserva estiveram em campo nesta semana para fazer o reconhecimento das margens daquele rio, também conhecido como Arroio Ferreira. As ações integram o Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio. “Os alunos estão recebendo informações sobre a realidade ambiental do recurso hídrico, e sendo preparados para as demais atividades do projeto”, explica a gestora socioambiental da Sanepar Crislaine Mendes. 

Partindo das nascentes do rio na localidade de Anta Magra, 35 alunos e monitores do curso de Qualificação em Agropecuária da Casa Familiar Rural observaram as características do rio e os impactos ambientais presentes em seu curso. Entre outras constatações, identificaram o comprometimento da mata ciliar, intervenções de drenagem urbana, lançamento irregular de esgoto e a presença de grande volume de resíduos sólidos nas margens e no leito do rio. 

Os alunos também receberam informações conceituais sobre bacia hidrográfica, sua integração no ambiente local, suas inter-relações, e porquê é tão importante controlar os impactos sobre ela. “Os alunos estão bastante motivados com o projeto, e já na atividade de reconhecimento passaram a ter uma visão mais crítica das condições do Rio Reserva e da necessidade de preservação dos recursos hídricos”, comenta o monitor da Casa Familiar Rural, João Rudinei do Prado. Ele conta que, a partir do Projeto Sustentabilidade, está sendo possível desenvolver no curso um trabalho interdisciplinar, estendendo o enfoque das discussões para várias disciplinas. 

O PROJETO - O Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio mobiliza professores e alunos para o desenvolvimento de ações de educação socioambiental em rios urbanos. Para isso, alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas em que as escolas estão inseridas. Além da caminhada, o projeto integra várias atividades, como palestras, visitas técnicas, mutirão de limpeza, plantio de mudas e o monitoramento mensal da qualidade da água. O Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio é implantado pela Sanepar em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação, sob coordenação da Unidade de Serviço de Educação Socioambiental da Sanepar.

 

 


 

Galeria

  • Em Reserva, o Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio integra alunos da Casa Familiar Rural
  • Na primeira atividade em Reserva, os integrantes do Projeto percorreram quase 3 km do curso do Rio Reserva
  • Nascentes do rio ficam na localidade de Anta Magra