Notícias

EcoExpresso no município Paula Freitas

Sanepar tem semana intensa de atividades na região de União da Vitória

16/11/2017

Empregados da Sanepar também participaram das atividades do Dia do Rio Iguaçu

O ônibus EcoExpresso da Sanepar e as equipes de empregados da área de educação socioambiental e da Unidade Regional União da Vitória (URUV) estão com uma semana intensa de atividade, que fazem parte das comemorações pelo Dia do Rio Iguaçu, celebrado neste 17 de novembro.

Na segunda (13) e na terça-feira (14), o EcoExpresso passou por Paula Freitas, onde recebeu cerca de 450 estudantes para visitação. Foram atendidos alunos das escolas municipais Mauro, Barão, Itinerante (que atende alunos de assentamentos), Paulo, da APAE e dos colégios estaduais João de Lara e Marina Marés de Souza.

A Sanepar também realizou um trabalho de educação socioambiental com crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda, em Mallet, e com estudantes do projeto Renascer das Águas, da Casa Familiar Rural de Paulo Frontin.

Na terça-feira, a gestora socioambiental da Sanepar Luciana Garcia e a empregada Giselda Glasa Barbalho Zanetti realizaram sensibilização ambiental, com foco no ciclo do rio ao rio, para alunos do ensino médio do Colégio Estadual Padre Giuseppe Bugatti. “A escola faz um trabalho diferenciado na área ambiental, pois está inserida no complexo do Instituto Piamarta”, explica Luciana.

Na semana passada, as ações foram na cidade de Mallet para mais de 100 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda. A atividade foi desenvolvida pela gestora Luciana Garcia, acompanhada pela empregada Pamela Bobato. No dia 8, alunos da Casa Familiar Rural de Paulo Frontin participaram de uma atividade educativa com foco na sensibilização ambiental sobre a água. O tema abordado foi o ciclo do rio ao rio, destacando disponibilidade hídrica, água no Brasil, bacias hidrográficas, impactos da área rural e da área urbana, destino dos efluentes e esgotos. A ação educativa faz parte de um projeto da escola, chamado Renascer das Águas, que identifica nascentes para recuperação nos municípios onde os alunos residem.

Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), o EcoExpresso está no município de Porto Vitória (SC), atendendo a comunidade e estudantes, numa parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação.

DIA DO IGUAÇU – No feriado de 15 de novembro, o EcoExpresso e as equipes da Sanepar estiveram no evento promovido pelo Governo do Estado em União da Vitória em comemoração ao Dia do Rio Iguaçu. Os saneparianos desenvolveram atividades de sensibilização ambiental, plantio de árvores e atividades artísticas.

Durante o evento, no Clube Náutico Hobi, os saneparianos foram homenageados com Diploma Amigo do Rio, entregue pelo Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI) e pela Universidade Livre do Meio Ambiente. O gerente da Sanepar Bolívar Luiz Menoncin Junior, coordenadores, empregados e empregadas também receberam troféu de reconhecimento pelo trabalho que a Sanepar e os trabalhadores desenvolvem em prol do Iguaçu. O Rio Iguaçu é o maior do Paraná, com 1,3 mil quilômetros de extensão e 23 afluentes.

INSTITUTO PIAMATA – Localizado na BR-476 próximo ao Distrito Industrial de União da Vitória, o instituto é uma verdadeira vila, com ginásio de esportes, marcenaria, estufa para a produção de mudas de hortaliça, salas de jogos, de TV e de vídeo, auditório, cozinha, consultório odontológico, enfermaria, lavanderia, salas de estudos, de pintura e de informática, refeitório, piscina, padaria, parque, salas de música e para oficinas de manutenção e artesanato, quadras poliesportivas, carros e ônibus para o transporte e capela. Possui, também, uma chácara e uma granja de onde provêm o leite, a carne, os peixes e os ovos consumidos pelos internos.

A Sanepar estabeleceu parceria com a instituição e definirá proposta de ação para o ano de 2018, que será desenvolvida pela equipe de educação socioambiental e pela regional União da Vitória.

Galeria

  • EcoExpresso no município Paula Freitas
  • EcoExpresso no município Paula Freitas
  • EcoExpresso no município Paula Freitas
  • EcoExpresso no município Paula Freitas
  • EcoExpresso no município Paula Freitas
  • EcoExpresso no município Paula Freitas
  • EcoExpresso no município Paula Freitas
  • Gerente e empregados da URUV com troféus de reconhecimento pelo trabalho da Sanepar no Rio Iguaçu
  • Empregados da Unidade Regional de União da Vitória com o Diploma Amigo do Rio Iguaçu
  • Casa Familiar Rual no município de Paulo Frontin