Notícias

Sanepar vai estimular valorização da cultura quilombola em Palmas

04/05/2023

Ações a serem desenvolvidas pela Companhia são voltadas aos estudantes de comunidades quilombolas

A Sanepar vai estimular a valorização da cultura quilombola, na região de Palmas, com a produção de material educativo voltado aos estudantes das comunidades Tobias Ferreira, Castorina Maria da Conceição e Adelaide Maria Trindade Batista. As ações de responsabilidade social a serem desenvolvidas pela Companhia foram definidas em reunião com professores, vereadores e representantes dos quilombolas.

O grupo definiu a elaboração e a produção de material didático, que vai abordar a história das comunidades, valorizando sua cultura e a sua ancestralidade. Para isso, serão produzidos uma cartilha e jogos educativos específicos.

Também está programada uma visita técnica dos professores à uma estação de tratamento de esgoto da Sanepar e a realização de uma oficina de viabilização de projetos para captar recursos. “É uma forma de contribuir para que as comunidades quilombolas tenham autonomia para desenvolver os próprios projetos de valorização de sua cultura”, detalha a gestora de educação ambiental da Sanepar, Marilucia Cyrino Rodrigues.

As ações de responsabilidade social da Sanepar levam em conta os direitos assegurados aos povos quilombolas, sobre os quais foi realizado um estudo com as três comunidades que avalia, entre vários aspectos, os impactos diretos e indiretos associados à implantação de estações de tratamento de água e de esgoto nas áreas destas comunidades, conforme norma do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e coordenada pela Fundação Cultural Palmares.

Galeria