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Sanepar vistoria ligações de esgoto na região do Horto Florestal

11/11/2013

Mais de 1.200 imóveis serão vistoriados

A Sanepar de Maringá inicia nesta terça-feira (12) as vistorias nas ligações de esgoto dos imóveis localizados na região do Horto Florestal. O objetivo do trabalho é evitar extravasamentos de esgoto, que podem ocorrer devido a ligações clandestinas de águas da chuva, e assim, melhorar as condições operacionais da rede coletora da região. As vistorias serão realizadas em mais de 1.200 imóveis. Para isso, a empresa está investindo R$ 60 mil.

“Vamos identificar a origem da sobrecarga na rede de esgoto, causada pelo lançamento irregular de água da chuva na rede da Sanepar. Esta situação provocou recentemente o extravasamento dos resíduos em um poço de visita no interior do horto”, explica o gerente regional de Maringá, Valteir Galdino da Nóbrega.

Os 16 agentes trabalharão em duplas (um homem e uma mulher) e estarão identificados com crachá e jaleco azul royal – na frente estará identificada a empresa contratada (Tec Press) e nas costas a inscrição “A serviço da Sanepar”. Eles realizarão as visitas nos imóveis localizados no quadrante entre a Avenida Brasil até a Rua Vicente de Carvalho e entre a Avenida JK e a Avenida Dom Manoel da Silveira Delboux. Nesse perímetro, estão as ruas Catulo Cearense, Avenida Luiz Teixeira Mendes, Vitório Balani, Avenida dos Andradas, Alfredo Pujol, Pedro Américo, Ermelindo de Leão, Vitor Meirelles, Vereador Nelson Abrão, Alfredo Andersen, Agnel Cano, entre outras. “É muito importante que os moradores dessa região recebam e ouçam todas as orientações dos nossos agentes”, afirma Nóbrega. Quem tiver dúvida quanto aos agentes e quiser confirmar a sua identidade, pode entrar em contato com a Sanepar pelo telefone (44) 3293.1026.

No total, o trabalho dos agentes será divido em 3 partes. Na primeira etapa, durante a visita, será colocado corante nas instalações hidrossanitárias (pia da cozinha, banheiros e vasos sanitários). Depois, caso seja constatado que o imóvel ainda não foi interligado à rede ou se houver outra irregularidade, o cliente receberá um prazo de 30 dias para a adequação. “O usuário que tiver alguma irregularidade na ligação receberá notificação e prazo para solucionar o problema. Se não fizer a regularização, caberá à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público tomar as medidas legais”, explica o gerente da Sanepar. Antes de passar as informações aos órgãos competentes, a Sanepar realizará a terceira e última vistoria.

O mau uso da rede coletora de esgoto pode gerar problemas aos próprios usuários. Casos de retorno do esgoto dentro dos imóveis, extravasamento em vias públicas são, normalmente, causados por materiais que não deveriam ser jogados dentro da tubulação.

Plásticos, panos, pedaços de madeira, entulhos de construção, óleo de cozinha, são alguns dos vilões que provocam problemas para o bom funcionamento do sistema e também para os próprios moradores. Conforme determina o Código Sanitário, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto. O lançamento indevido do esgoto doméstico provoca mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída.

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