Notícias

Se Ligue na Rede vai disputar Prêmio da ONU

13/12/2011

A Sanepar conquistou a oportunidade de participar do Prêmio da ONU promovido pelo Best Pratices and Local Leadrships Programme, em Dubai, ao ser premiada na VII edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. A divulgação e premiação foram na noite de ontem (12) em Brasília. A avaliação das experiências em Dubai será realizada no próximo ano.

A Sanepar foi premiada pelas práticas do Programa Se Ligue na Rede, na categoria Trabalho Social no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Se Ligue na Rede abrange as experiências de trabalho social desenvolvidas dentro do programa do governo federal, que busca contribuir para a urbanização, regularização, integração dos assentamentos precários e melhoria das condições de vida da população.

Na cerimônia em Brasília, a empresa foi representada pelo diretor de Investimento João Martinho Cleto Reis Junior; pelo coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental, Adauto Correia; pela gestora socioambiental Lenize Santana e pela assistente social Ana Izabel do Nascimento.

A Sanepar participou de duas edições anteriores do Prêmio da Caixa. Na edição 2007/2008 a empresa ficou entre as 30 melhores práticas do Brasil. Em 2009/2010 recebeu o prêmio com as práticas socioambientais desenvolvidas na comunidade Zumbi dos Palmares, que também concorreu ao Prêmio da ONU em Dubai.

Se Ligue na Rede – O programa reconhecido pelo Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local é implantado em todos os 345 municípios operados pela empresa. “A premiação da Caixa é um reconhecimento à metodologia do trabalho criada e desenvolvida pela Sanepar, para atender as exigências legais dos órgãos de financiamento quanto à atuação socioambeintal nos empreendimentos de saneamento”, diz Adauto Correa.

O programa Se Ligue na Rede se inspira nos eixos da sustentabilidade que representa uma abordagem inovadora de se fazer investimento, “uma vez que visa sustentar a viabilidade econômica financeira dos empreendimentos de saneamento ambiental com uma abordagem socioambiental”, enfatiza Adauto.

Antes de serem iniciadas as obras do sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico são feitas reuniões com as lideranças comunitárias e com os moradores, que são informados entre outros sobre o cronograma da obra e os benefícios para as pessoas e para o meio ambiente. Eles também são orientados sobre a necessidade de aguardar a liberação da obra para iniciar a interligação entre o imóvel e a rede pública. Após receber a autorização, o morador faz a interligação e aguarda a vistoria. Caso o serviço tenha sido executado dentro das normas técnicas, a interligação é liberada. Do contrário, o morador é orientado a corrigir as irregularidades e aguardar nova vistoria.

Pela metodologia, a atuação junto às comunidades possibilita o trabalho integrado entre as áreas de engenharia e as equipes de educação socioambiental, promovendo melhora da qualidade ambiental e de vida da população, pelo uso adequado dos recursos públicos e pela perenização dos investimentos realizados.

O Prêmio – O Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local foi instituído em 1999 e tem por objetivo identificar, documentar e estimular a reaplicação de práticas inclusivas, inovadoras e sustentáveis resultantes do trabalho integrado e que envolvam programas governamentais federais voltados para a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos humanos brasileiros.

Neste ano foram premiadas as 20 melhores práticas na categoria Trabalho Social no PAC e 10 nos temas Habitação; Gestão Ambiental e Saneamento; Desenvolvimento Local e Inclusão Social e Gestão Municipal.

Com corante os técnicos da companhia identificam as ligações

Galeria