Notícias

Seis caçambas de lixo são retiradas das margens do Rio Marrecas, em Beltrão

19/09/2011

Em apenas um dia de limpeza foram retiradas seis caçambas de lixo das margens do Rio Marrecas, em Francisco Beltrão. A atividade foi realizada neste final de semana quando nove barcos percorreram aproximadamente seis quilômetros de extensão do Rio. A ação foi realizada em parceria do Rotary Club Francisco Beltrão Cango, Sanepar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e das escolas da rede pública municipal.

De acordo com os organizadores, cerca de 200 pessoas participaram do mutirão. Plásticos, armários, camas e roupas, foram alguns dos objetos retirados e levados para o aterro sanitário do município. “Infelizmente muitas pessoas ainda descartam o lixo de forma incorreta, escolhendo as encostas dos rios o principal destino para todo esse material”, lamentou o chefe regional da Sema, Juan Artigas.

Enquanto uma equipe percorria o Rio com os barcos, outra fazia a tarefa de conscientização e orientação dos moradores ribeirinhos. Na ocasião foram entregues panfletos sobre os cuidados e destino correto dos materiais. “Fazer a retirada do lixo das margens do Marrecas foi um trabalho excelente. No entanto, priorizamos o trabalho de conscientização dos moradores, com a expectativa de evitar que esse lixo vá parar novamente dentro do rio”, enfatizou o presidente do Rotary Club Cango, Wagner Marcelo Zancan.

O Rio Marrecas é o manancial responsável pelo abastecimento de toda população urbana de Francisco Beltrão, cerca de 62 mil pessoas. Para o gerente regional da unidade da Sanepar, Celço Arisi, ações como esta servem para chamar a atenção dos moradores quanto à responsabilidade de cada morador para a preservação das fontes de água para o consumo humano. “Tanto a população da área urbana, quanto da área rural, precisam contribuir com a preservação de nossos mananciais de abastecimento”.

Trabalhos permanentes

Arisi aproveitou a ocasião para lembrar de outros trabalhos permanentes que a Sanepar realiza. Segundo ele, somente no ano de 2010, 18 quilômetros de cerca foram construídos no entorno do Rio Marrecas. A ação é desenvolvida por meio do projeto Fundo Azul, onde Sanepar e Prefeitura Municipal trabalham como parceiras para preservar e proteger o manancial.

Para a construção das cercas, foram disponibilizados a 14 proprietários rurais os materiais necessários, como palanques e arame farpado. Além dos materiais, também são desenvolvidas ações socioambientais de conscientização dos moradores da bacia. O trabalho com as famílias é reforçado por ações de recomposição da mata ciliar com mudas nativas.

Além disso, ainda em 2010 também foram vistoriadas cerca de 20 mil residências em vários pontos da cidade. A vistoria do imóvel integra o programa Se Ligue na Rede e consiste em verificar se a interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar foi executada de forma correta. As vistorias permitem também detectar e regularizar a situação inversa, quando o esgoto está ligado à galeria de água pluvial. Neste caso, o prejuízo ao meio ambiente é ainda maior, pois o esgoto é despejado sem tratamento nos rios e córregos.



Cerca de 200 pessoas participaram do mutirão

Galeria