Notícias

Sistema de abastecimento de Cascavel volta à normalidade

23/02/2011

Passados cinco dias do acidente que provocou o vazamento de óleo no Rio Cascavel, a Sanepar volta a operar com 100% a captação de água no manancial, que é responsável pelo abastecimento de 80% dos moradores da área urbana. Na manhã desta quarta-feira (23), todas as regiões da cidade receberam a água tratada. No entanto, no decorrer do dia e por conta da demanda reprimida nos últimos dias, algumas regiões da cidade ainda apresentaram problemas com falta de pressão nas redes e desabastecimento, principalmente, no período da tarde.

Se as condições operacionais continuarem favoráveis, o abastecimento estará operando dentro da normalidade nesta quinta-feira (24). A Sanepar continua o monitoramento da água do Rio Cascavel, realizando análises periódicas nos laboratórios das Estações de Tratamento. “A preocupação da Sanepar, desde o primeiro momento, foi interromper a captação para garantir a qualidade da água e preservar a saúde da população”, explica ma o gerente regional Carlos Roberto Pinto. A empresa somente distribui o produto quando as análises apontam resultados que atendam os padrões de potabilidade exigidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

O gerente adianta que vários fatores favoreceram para a retomada da produção e da distribuição de água. Para ele, a ação eficiente e ágil das equipes de Sanepar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, IAP e Ecocataratas em conter o vazamento e recuperar a área atingida foi fundamental para que o acidente não tomasse proporções maiores. “Precisamos ainda destacar e agradecer o apoio da população, que entendeu a situação e colaborou economizando água”. Segundo Carlos Roberto Pinto, na terça-feira, quando o abastecimento foi retomado, “em alguns bairros o consumo se manteve abaixo da média”. Assim, as equipes da Sanepar puderam abastecer outras regiões que estavam em situação mais crítica.

Por segurança, se houver chuva forte, há a probabilidade de que a captação no Rio Cascavel volte a ser suspensa. Os moradores que, por algum motivo, perceberem falta de água em seus imóveis devem acionar o telefone 115.
 

Galeria